você está aqui: Home
→
Arquivo de Mensagens
Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida
Data de Publicação: 27 de março de 2012
O meu conhecimento de CSS é, para dizer o mínimo, macarrônico. Sempre que preciso fazer alguma mudança estética em meus sites, eu uso, é claro, o Google. Mas este é um processo demorado e muito propenso a erros. Como é mesmo a diretiva para definir a cor do fonte? font-color ou só color?
Bom, certamente, alguém já teve um problema parecido. Usando então dos recursos de consulta a pacotes de software do Debian/Ubuntu, fiz a seguinte consulta:
apt-cache search css
Foram 192 linhas de resultados, mas no meio de tanta coisa, encontrei algo que chamou minha atenção:
cssed - graphical CSS editor
Ainda não domino completamente o aplicativo, mas ele traz algo que está me ajudando muito, a sintaxe das diretivas css.
![]() |
Clique na figura para ampliar |
Na figura acima, no painel da direita, temos as diretivas css existentes. A diretiva padding-left, ou acolchoamento à esquerda, está aberta, exibindo as opções disponíveis (percentage-length e inherit). Ao clicar duas vezes sobre a diretiva percentage-length temos o quadro abaixo, que nos permite inserir um valor:
![]() |
Clique na figura para ampliar |
Digitamos o valor, no caso, "10" e em seguida clicamos em ok. Vemos então, que no painel da esquerda, aparece a diretiva css correspondente com o valor que acabamos de especificar.
![]() |
Clique na figura para ampliar |
Mas não é só isto. Podemos carregar um arquivo de estilo existente e fazer a verificação da sintaxe e sua edição.
![]() |
Clique na figura para ampliar |
Podemos ver no topo o ícone em que devemos clicar para fazer a verificação da sintaxe do arquivo que carregamos. Ao efetivar esta verificação, no painel da esquerda,podemos ver, em vermelho, os itens que estão incorretos:
![]() |
Clique na figura para ampliar |
Neste caso, temos que a diretiva:
font-color=white;
está incorreta. O certo seria:
font-color:white;
Um erro muito comum, pois tendemos a usar o sinal de igual para expressar equivalência. Mesmo depois de muitos anos ainda cometo este erro.
Ainda tenho que aprender muitas coisas sobre o CSSED, mas o pouco que já descobri já está me ajudando bastante.