você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Correio Eletrônico - Uso da Auto-Resposta

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 04 de Maio de 2006

O correio eletrônico nos oferece inúmeras facilidades: podemos colocar programas para responder as mensagens por nós, podemos arquivar mensagens não prioritárias em arquivos separados para leitura posterior, apagar automaticamente mensagens de correspondentes indesejados e muito mais. A lista de facilidades é quase infinita.

Uma destas muitas facilidades é a resposta automática. Nos primórdios da Internet a resposta automática normalmente era utilizada quando a pessoa saia de férias e servia para alertar seus correspondentes da data de saída, data de retorno e o que fazer neste meio tempo em caso de urgência. Com a popularização da Internet, o correio eletrônico passou a ser utilizado por um grande número de pessoas , a maioria das quais desconhece a chamada "etiqueta" da Internet. Por etiqueta entendemos o modo apropriado de se comportar e a Internet também possui o seu código próprio. O correio eletrônico também tem a sua etiqueta, alguns pontos dos quais discutirei aqui.

Primeiramente, nunca ative a auto-resposta para mensagens comuns ou mensagens enviadas através de listas eletrônicas. Estas auto-resposta são um aborrecimento para o mantenedor das listas, que tem que apagar centenas de mensagens diariamente. Algumas listas chegam mesmo a proibir a inscrição de pessoas que tenham a auto-resposta ativada. Pense bem, o mundo virtual não é tão diferente assim do mundo real. Se você assina uma revista, você liga para a editora todos os meses avisando que o seu exemplar já chegou? Certamente que não. E porque não? Porque enviar cartas no mundo real envolve gastar dinheiro com envelope, selo, caminhar até a agência dos correios, esperar na fila e por aí vai. Já no correio eletrônico é diferente. É muito fácil enviar mensagens. Daí o abuso. Envia-se mensagem para todos e por qualquer razão. Você também não escreve uma carta para alguém falando que recebeu a carta e que vai responder em breve. Ninguém, no mundo real, envia duas cartas para responder uma.

Em segundo lugar, se você precisa mesmo usar a auto-resposta (pense de novo, precisa mesmo?), ative esta opção apenas se sair de férias ou se ausentar do trabalho ou de sua casa por um período prolongado, nunca inferior a quinze dias. Antes de ativar a auto-resposta, descadastre-se de todas as listas que assina para evitar transtornos aos assinantes e mantenedores destas listas. Não se lembra quais listas assina? Então passe a adotar esta regra, salve em um folder as mensagens de boas vindas das listas que assinar. Estas mensagens geralmente contêm o objetivo da lista e fornecem instruções para realizar o descadastramento.

Mesmo quando sair de férias o correto é redirecionar as suas mensagens para que um companheiro de trabalho as leia e tome as devidas providências. Para que isto possa ser feito nunca forneça seu endereço eletrônico de trabalho para fins particulares. Utilize um endereço separado para uso pessoal. A Internet possui dezenas de serviços que oferecem endereços eletrônicos gratuitamente. Se a mensagem for urgente e requerer ação imediata da parte de alguém é muito melhor que alguém leia, não é mesmo? Ou você é do tipo insubstituível?

E finalmente, já pensou na situação em que você recebe uma mensagem de alguém que também tem auto-resposta ativada? Vai começar um ping pong na Internet com autoresposta indo e vindo. Se você é do tipo que reclama que a Internet é lenta e usa auto-resposta, saiba que você é um dos culpados. Colabore para diminuir a congestão da Internet, não use auto-resposta.

Resumindo, as regras são simples. Não se comporte no mundo virtual de forma diferente do mundo real. O mundo virtual foi em grande parte concebido baseando-se na forma como a vida é conduzida normalmente. Só use a auto-resposta se absolutamente necessário e tente evitá-la a todo custo. Você estará fazendo um grande favor a si mesmo, aos mantenedores de diversas listas de discussão de ótima qualidade e à própria Internet, que certamente ficará mais rápida se não tiver que carregar para um lado e outro centenas de milhares de mensagens inúteis.



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida

Opinião dos Leitores

Dhseg
06 Set 2012, 09:05
Acho muito Interessante o envio de resposta automática pois possibilita o cliente a ter certeza de em breve ele será atendido.

Muito Obrigado.

DHSEG SOLUÇÕES EM SISTEMAS DE SEGURANÇA.
http://www.dhseg.com.br
Vinicius
31 Dez 2010, 09:58
Compartilho plenamente da sua opinião. Nunca tinha imaginado na possibilidade de dois <a href="http://www.autoresponder.com.br"> auto responder</a>, um ficar enviando mensagem para o outro, rsrsrs.
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script