De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


Correções

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 01 de Março de 2002

Na dica do dia 26 de fevereiro, "Arquivando arquivos selecionados", eu me enganei em uma das flags do comando tar. Eu havia colocado a flag "-m", quando o correto seria a flag "-T". A seguir, a dica corrigida:


Arquivando arquivos selecionados

Para criar um arquivo no formato tar apenas com arquivos que atendam a determinado critério de seleção, podemos usar o seguinte comando:

  tar cvzf selecao.tar.gz -T ``find . -name \*.pl``

Será criado então um arquivo compactado contendo apenas arquivos com a extensão .pl, encontrados a partir do diretório corrente e identificados pelo comando find.

As flags do comando tar indicam: "c" = create archive, "v" = modo verboso (ou falante, mostra tudo o que faz), "z" = faz a compactação do arquivo e "f" indica onde será criado o arquivo, no nosso caso indicado por selecao.tar.gz. A diretiva "-T" indica quais arquivos irão compor o arquivo criado.

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida