Acesso direto ao conteúdo
Logotipo Dicas-L, por Ricardo Burile
Visite também: Ipok ·  Segurança Linux ·  UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  NoticiasLinux ·  BR-Linux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais]   
 

Você está aqui: Home  → Arquivo Dicas-L

 

Lan University

Assine a Lista Dicas-L

Receba diariamente por email as dicas
de informática publicadas neste site
Para se descadastrar, clique aqui.

Correção ortográfica em português brasileiro

Colaboração: Paulo Eduardo Neves

Data de Publicação: 27 de Agosto de 1998

O programa ispell e' um programa multiligual de correção ortográfica. Algumas das vantagens:

  1. Roda em Unix
  2. Corrige textos em LaTeX (ótimo para quem está escrevendo tese!)
  3. Você pode ter um dicionario pessoal com seus próprios termos

Apesar do vocabulário ainda pequeno a correção funciona bem e as sugestões de palavras para substituir costumam ser bastante boas (melhores que aquelas horríveis do Word).

Ele pode ser baixado a partir da URL: http://fmg-www.cs.ucla.edu/geoff/ispell.html

O dicionario de português brasileiro foi feito pelo Ricardo Ueda da USP e pode ser baixado do endereço http://www.ime.usp.br/~ueda/br.ispell/

O dicionario ainda está em construção. Seria legal depois de algum tempo de uso que as pessoas enviassem suas listas de palavras para que o autor do dicionario integrasse em uma nova versão.

 

 

Veja a relação completa dos artigos de Paulo Eduardo Neves

Formato PDF
Newsfeed RSS
Formato para impressão
PDF RSS Imprimir

Referências Adicionais

Referências adicionais sobre os assuntos abordados neste site podem ser encontradas em nossa Bibliografia.

Avalie esta dica

  • Currently 2.96/5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Avaliação: 3.0 /5 (2336 votos)

Opinião dos Leitores

juju
18 Mai 2011, 17:34
ao ezercutar-mos qualquer atividade,se de fato quisermos obiter bons resultado devemos conciderar que nada é tão urjente que não poça ser pranejado.Improvisa faiz com que nossas ações depende da sorte e não de nossa copetência
Fernanda
25 Jan 2011, 14:25
Uma mensagem a todos os brasileiros que precisam usar o Consulado Geral do Brasil em Nova York, denunciem porque e uma verdadeira vergonha, eles nao estam la pra ajudar a vida do Brasileiro que mora fora do Brasil mas sim pra dificultar , quem tem poder pra mudar isso sera?
Nazareno Silva
31 Out 2010, 16:59

Sou micro empresário.
Operamos no seguimento da eletrônica, com Sistemas de Segurança. Gostaria de interagir com as pessoas ligadas ao Site.

MANDO UM ABRAÇO COLETIVO: A TODOS.


Nazareno Silva.

DATA 31 DE OUTUBRO DE 2010



edilene
20 Set 2010, 13:05
A tecnologia vem invadindo bruscamente todas as áreas da sociedade humana.
O avanço é rápido é assustador, para muitas pessoas que ao longo vem se deparando com ela. O que pensarmos sobre essa evolução? Será que todo esse avanço é para nos beneficiar? Ficamos todos deslumbrados que esquecemos suas consequências. Por exemplo, um o homem humilde, desprovido de qualquer a acumulo de riqueza, vivendo em uma sociedade na qual a tecnologia tem dominando, já não consegue mais, cumprir com sua responsabilidade perante a família, suas experiências de uma vida passada não, lhe basta mais.
Todas essas mudanças vêm tirando empregos, causando danos ao meio ambiente e muitas vezes, passando por cima da conduta humana. A tecnologia aplicada de forma incorreta, em um sistema dependente de riqueza, perder o significado ético. Por outro lado, o avanço tecnológico tem melhorado a qualidade de vida, diminuindo a dor corporal, os esforços físicos, facilitando o aprendizado, reduzindo á distância. Esse avanço implantando adequadamente pode nos gerar grandes benefícios, diante da evolução. Em uma nação organizada, essa expansão deve ser feita sob o controle da humanidade, sendo assim uma atitude de ética, dessa maneira, o profissional da engenharia, passa desenvolver melhor seu trabalho, em um controle de qualidade. O engenheiro e o profissional da modernidade. A engenharia nasceu a partir da Revolução Indústrias, através de evidências, podemos, dizer que essa profissão vem sendo exercida há milhares de anos. Um bom exemplo de que, a engenharia realmente já existia há muito tempo e Leonardo da Vinci, ele foi chamado de artista é inventor, suas obras foram magníficas que realmente merecem ser classificadas como a de um grande engenheiro. Mas, para compreendermos melhor, qual é o papel do engenheiro na modernidade social, precisaremos entender o significado dessa palavra.
Fazendo referência a três grandes cientistas: Durkheim, Marx e weber. Temos os seguintes conceitos: Durkhein via a modernidade como a industrialização é divisão dos trabalhos, onde cada um em uma sociedade, exercer uma função. Pensamos em um operador de produção é nas divisões técnicas do seu trabalho, as atividades passam a ser divididas de forma que cada operador, realizar uma etapa da operação, assim, se especializando em uma parcela das funções, para a eficiência do produto final.
Agora, de acordo com Marx, o modelo é capitalista, uma busca pelo lucro, de modo que o lucro e obtido pela exploração do trabalho humano. Porém, de certa maneira, o capitalismo nos mostra que analisa as necessidades é consequências da introdução de um determinado equipamento, no mercado. Analisando seus impactos com o meio ambiente é até outros efeitos, que possam ser causados à sociedade. Essas mudanças estão voltadas apenas para a sobrevivência das organizações da tecnologia. Passa operar com um sistema cultural, que estabiliza tudo a sua volta. Na visão de weber, modernidade, uma racionalização, a ideia de organização é produtividade. A ação racional é complexa, basicamente o que leva ao objetivo final sem levar em consideração, se de fato, é o mais adequado. Uma forma de desenvolvimento no qual os efeitos sociais de tecnologia deixam de ser examinados.
Com base nessa ideia de modernidade, observamos que a Engenharia está ligada a essas origens: divisão de trabalho, racionalismo, modo capitalista.
Concluindo, todo esse avanço tecnológico, faz parte da vida profissional do engenheiro.
O engenheiro de produção, não e apenas um criador de máquinas, e também um administrador. Grandes corporações estão investindo, nesses profissionais para mante-los entre seus principais administradores. Essa profissão é ligada a uma cadeia de objetos que coloca as corporações juntamente com a sociedade, de modo que seria a única a ser beneficiar das ações. O motivo que nos leva pensar, nessa formação.
Portanto, o engenheiro tem como seu principal objetivo, visar o lucro da sociedade, de uma forma preventiva, evitando possíveis danos ao meio ambiente, economia, é o mais importante a vida da sociedade, que esta vivendo em conjunto com esse grande avanço tecnológico.

Naiara
23 Ago 2010, 10:04
ao abrir a livraria,a primeira coisa que devo fazer é conferir o dinheiro e anotar no livro caixa .Depois anoto os livros que venderam no dia anteriorna relaçao de vendas.ao vender anoto nas guias e no mapa de vendas.
quanda estar faltando livros é da mnha responsabilidade defazera relação de dedidos para a editora Editus.
Faço o inventária na livraria uma vez por mês.Quando tem eventos as vezes eu devo ir.
Keyla
29 Jul 2010, 10:10
Oii!
meu nome e Keyla, lir a entrevista do Walcyr e fiquei interesada e gostaria de tentar a chance. Podem me ajudar ?
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script
3ª geração do Under Servidor Cloud




 

Aprenda a Programar A Arte de Ensinar o Computador