De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


Cooperative Linux - coLinux

Colaboração: Dextra Sistemas

Data de Publicação: 10 de Setembro de 2004

Para quem usa o Windows e necessita também usar o Linux ao mesmo tempo, sem ter que apelar para o dual boot, existe uma alternativa muito interessante: o Cooperative Linux.

O Cooperative Linux (coLinux) é um sistema Open Souce que permite executar o Linux sobre o MS Windows nativamente. Diferentemente do Cygwin, o coLinux é um porte do kernel do Linux que é executado cooperativamente com o Windows (2000 ou XP). Além disto, o coLinux dispensa o uso de softwares comerciais como o VMware. Em testes que fizemos, o coLinux consumiu menos recursos que o VMware e se mostrou mais eficiente em desempenho.

Uma vez em execução, o coLinux assume o seu próprio endereço IP e funciona com uma outra máquina na rede. Com isto, outras máquinas podem acessar serviços executados no coLinux (por exemplo, o PostgreSQL, o CVS, o Apache, o ssh, etc).

Atualmente existem três distribuições que podem ser utilizadas pelo coLinux: Debian, Gentoo e Fedora Core 1.

Veja mais detalhes sobre a instalação e configuração do coLinux na página abaixo: http://www.dextra.com.br/opensource/howto/colinux.htm



Veja a relação completa dos artigos de Dextra Sistemas