você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Conversão de caracteres maiúsculos em minúsculos com o comando tr

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 22 de setembro de 2015

O comando tr significa translate ou traduzir. Sua função é exatamente esta, converter determinados caracteres em outros, segundo as diretivas que fornecermos. O texto a ser trabalhado é fornecido a partir da entrada padrão (STDIN) e a saída é gravada na saída padrão (STDOUT).

Por exemplo, o comando:

  tr '[:upper:]' '[:lower:]' < arquivo.txt > arquivo_1.txt

irá converter todos os caracteres grafados em maiúsculas no arquivo arquivo.txt em caracteres minúsculos. As diretivas :upper: e :lower: usam o locale do sistema para determinar os equivalentes em maiúsculas e minúsculas, de forma a que possam interpretar corretamente as letras.

O resultado do comando tr pode ser testado antes de ser colocado em um script, para ver se tudo está funcionando corretamente. Para isto, digitar o comando desejado sem fornecer a entrada ou a saída. A entrada para o comando tr será obtida do teclado e a saída será a própria tela do computador. Por exemplo:

  tr '[:upper:]' '[:lower:]' 
  RUBENS QUEIROZ DE ALMEIDA
  rubens queiroz de almeida

Neste exemplo, eu digitei o meu nome em letras maiúsculas e em seguida teclei <ENTER>. A string de caracteres RUBENS QUEIROZ DE ALMEIDA foi processada pelo comando tr e o resultado foi exibido na linha seguinte (rubens queiroz de almeida).



Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida

 

 

Opinião dos Leitores

Seja o primeiro a comentar este artigo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script