Acesso direto ao conteúdo
Logotipo Dicas-L, por Ricardo Burile

Busca

Visite também: Segurança Linux ·  UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  NoticiasLinux ·  BR-Linux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais]   
 

Você está aqui: Home  → Arquivo Dicas-L

 

Aprenda inglês de uma vez por todas

Assine a Lista Dicas-L

Receba diariamente por email as dicas
de informática publicadas neste site
Para se descadastrar, clique aqui.

Conhecendo o MD6SUM

Colaboração: Alessandro de Oliveira Faria

Data de Publicação: 12 de janeiro de 2011

Graças à uma conversa informal com o meu amigo Pepê (Pedro Paschoal Neto), iniciei um estudo sobre um substituto do MD5SUM (valeu Pedro.PAS). O MD6 É um agoritmo criptográfico de função hash desenvolvida pela MIT (Instituto Tecnológico de Massachusetts) e liderada pela equipe do professor Ronald Rivest em resposta ao convite do concurso SHA-3 anunciado no dia 2 de novembro de 2007. O vencedor do novo padrão será provavelmente anunciado em 2012. O MD6 utiliza uma estrutura de dados denominada Hash trees ou Merkle trees, para permitir a computação paralela na criação de varios hashes à partir da entrada de informações. Em contra-partida, em 1 de julho de 2009 o professor Rivest mencionou em público que o MD6 ainda não esta pronto para ser um forte candidato ao concurso. O principal fator é a velocidade e também a falta de conhecimento de ataque eficaz contra o algoritmo.

Logo: [...] a ausência de evidência de deficiências não corresponde a evidência de ausência de deficiências . E após esta colocação, parece que o MD6 não avançou para a segunda fase do concurso SHA-3;

Veja a seguir a diferença do hash:

  $ md6sum dados
  b5acb10458fcb441e0f8763da3771f81296b42efde649690c5d281c5e6af844a dados
  $ md5sum dados
  20f316b651930a5dc915ec4ae01ed68a  dados

Independente destes fatos, já estou utilizando a implementação do MD6 e disponibilizo a seguir as versões Linux, Mac e Windows do utilitário md6sum.

PS: Ressalto que acabo de testar o recurso de compilação cruzada para o MacOS. Sendo assim, o feedback sobre este binário é bem-vindo.

Informações para Download: http://cabelovivaolinux.wordpress.com/2011/01/09/md6sum-a-nova-geracao/

Alessandro de Oliveira Faria é sócio-proprietário da empresa NETi TECNOLOGIA fundada em Junho de 1996 (http://www.netitec.com.br), empresa especializada em desenvolvimento de software e soluções biométricas, Consultor Biométrico na tecnologia de reconhecimento facial, atuando na área de tecnologia desde 1986 assim proporcionando ao mercado soluções em software nas mais diversas linguagens e plataforma, levando o Linux a sério desde 1998 com desenvolvimento de soluções open-source, diversos documentos técnicos disponibilizado na internet, membro colaborador da comunidade Viva O Linux, mantenedor da biblioteca open-source de vídeo captura entre outros projetos e openSUSE Member.

Veja a relação completa dos artigos de Alessandro de Oliveira Faria

Formato PDF
Newsfeed RSS
Formato para impressão
PDF RSS Imprimir

Referências Adicionais

Referências adicionais sobre os assuntos abordados neste site podem ser encontradas em nossa Bibliografia.

Avalie esta dica

  • Currently 2.98/5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Avaliação: 3.0 /5 (1002 votos)

Opinião dos Leitores

Marcus Vinicius Ferreira
12 Jan 2011, 10:55
Usar md6sum é pouco prático. Um balanço melhor entre velocidade e tamanho do hash é usar SHA-1:

$ sha1sum /etc/hosts
587efb00317e65dba8fe74e05842802073364610 /etc/hosts


SHA-1 já está presente em Unix/Linux/MacOS e é o padrão de escolha para calcular hashes no git.

*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script
Treinamentos, Consultorias e Soluçoes em TI. Baseados em softwares livres e padrões abertos para ambientes de missão crítica

Submarino.com.br

Programando o Android