você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens Programe sua mente para aprender inglês - ebook gratuito

Configuração roteador Wireless LG LWG5410DSL

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 07 de Novembro de 2005

Recentemente eu adquiri um roteador wireless da LG, pois desejava acessar a Internet com o meu notebook, a partir de qualquer parte da minha casa.

Para configurar o roteador, eu precisava de algumas informações do meu provedor de banda larga. Eu sou usuário do Speedy, da Telefonica. Nada mais natural, então, do que ligar para o atendimento ao usuário do Speedy. Liguei, e ao explicar o problema, o atendente me passou um outro número de telefone, que cuidava justamente desta questão de conexões sem fio.

A pessoa que me atendeu, entretanto, se recusou a me passar os dados que eu precisava, justificando que não atendia usuários domésticos. Usuário doméstico não tinha direito a este tipo de atendimento. Insisti dizendo que o que eu precisava era apenas o valor de três campos, que só o provedor podia fornecer. Não adiantou nada, a atendente foi irredutível.

Já que não me contaram como configurar o meu roteador wireless, eu não tive outra opção a não ser descobrir por mim mesmo como se fazia isto. A seguir passo toda a receita para quem tem roteadores marca LG, modelo LWG5410DSL, que funcionam maravilhosamente bem com meu notebook com Debian GNU/Linux instalado.

Configuração roteador Wireless LG LWG5410DSL

Etapa 1

Nesta tela não precisamos fazer nada, basta clicar em NEXT.

Etapa 2

Aqui também podemos seguir em frente. Clique em NEXT.

Etapa 3

Aqui começou meu problema. Veja a frase These settings are available from your DSL provider. Não me contaram, mas pesquisando na internet eu descobri que o Speedy da Telefonica usa os valores 8 para o campo VPI e 35 para o campo VCI.

Etapa 4

O Speedy utiliza PPPOE (PPP over Ethernet). O outro valor que eu precisava saber era o DSL Multiplexing Method. Como só existem dois valores possíveis, foi fácil determinar o que funcionava, LLC-BASED.

Etapa 5

Nesta etapa voce fornece os valores para a sua conexão, tais como sua identificação junto ao provedor internet e sua senha, e os outros valores sobre a obtenção do endereço IP e DNS.

Etapa 6

Pronto. Com todos os valores fornecidos, basta agora fazer um teste. Se tudo der certo, deverá aparecer então a mensagem da imagem abaixo.

Estes valores podem ser usados em outros tipos de dispositivo e espero que possa ajudar outras pessoas em situação semelhante à minha.

Onde Encontrar ajuda

Quem precisa de ajuda para configurar dispositivos de acesso à internet banda larga, não pode deixar de consultar o site da A.B.U.S.A.R, que contém uma quantidade enorme de dicas para usuários destes serviços.

Outro endereço que me ajudou muito foi o do Guia do Hardware, mantido pelo Carlos Morimoto.

Se você tiver alguma receita sobre como configurar estes tipos de dispositivos, envie a sua colaboração para que mais pessoas possam usufruir de seus conhecimentos.



Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida