você está aqui: Home → Arquivo de Mensagens
Colaboração: André Jaccon
Data de Publicação: 31 de Janeiro de 2005
Este artigo têm como objetivo ensinar aos usuários a usar os recursos internos do servidor gráfico X11 para compartilhar sessões e aplicativos entre estações de trabalho na rede rodando sistemas como BSD's e Gnu/Linux.
Para fortificar a segurança na comunicação de nosso exemplo, usaremos o OpenSSH para criar um túnel seguro entre as estações.
Descreveremos abaixo o aspecto de software e hardware que usaremos para nosso exemplo:
Descrevi apenas os componentes de hardware que estão relacionados a performance do X11 para nosso exemplo.
Através de uma estação rodando Debian Gnu/Linux abrir uma sessão no X11 do FreeBSD e depois carregar o gnome 2.6 que está instalado neste BSD.
1) Para nosso exemplo iremos usar uma sessão do X11 na máquina Debian iniciada no display 5 para compartilhar o gnome do FreeBSD.
Para isso use os comandos abaixo:
# xinit -- :5
depois de carregado o servidor gráfico, iremos conferir o valor de nosso DISPLAY com o comando "echo" e a saída deve parecer com o exemplo abaixo:
#echo $DISPLAY :5.0
2) Ainda na estação Debian, usando o terminal virtual disponivél pelo comando xinit, agora iremos conectar através do SSH na estação FreeBSD, lembramos que daemon do OpenSSH deve estar iniciado e funcionado corretamente para que possamos proceguir em nosso exemplo.
# ssh usuariobsd@10.0.0.2
3) Já conectado na estação FreeBSD através do terminal virtual disponivél pelo xinit, use o comando abaixo para iniciar um xterm na estação BSD:
# xterm -display 10.0.0.1:5
Com este comando deve aparecer um outro terminal virtual porém agora da estação 2 (FreeBSD), com este terminal iremos abrir o Gnome para isso use o comando abaixo:
# gnome-session
O Gnome pode demorar um pouco para carregar dependendo do tanto de processos abertos em ambas as máquinas, tipo de hardware usado e aspectos de rede.
É possivél que os recursos de hardware como exemplo a placa de som poderá não funcionar adequadamente.
Pronto, com isso você terá o Gnome que está instalado no FreeBSD rodando em sua estação com Debian Gnu/Linux, podendo também usar os aplicativos e arquivos que estão na máquina remota.
Um exemplo prático de uso deste nosso artigo, é quando o administrador têm que interagir no servidor gráfico do usuário com ele em produção.
Um ponto importante é que todas os aspectos de profile do usuário remoto são transferidos para a sessão aberta do X11.
Lembramos também que este exemplo também pode ser executado entre qualquer BSD e também distribuilções Gnu/Linux.
O projeto OpenOffice.org está com votações abertas para escolha da splash screen (aquela que aparece enquanto está carregando o OpenOffice.org) para a versão 2.0 do OpenOffice.org.
Acesse: http://oosurvey.gratismania.ro/polls/poll.php?mode=poll&poll_id=3
Fonte: NoticiasLinux