Acesso direto ao conteúdo
Logotipo Dicas-L, por Ricardo Burile

Busca

Visite também: Segurança Linux ·  UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  NoticiasLinux ·  BR-Linux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais]   
 

Você está aqui: Home  → Arquivo Dicas-L

 

Aprenda inglês de uma vez por todas

Assine a Lista Dicas-L

Receba diariamente por email as dicas
de informática publicadas neste site
Para se descadastrar, clique aqui.

Compartilhando o acesso à Internet para a rede usando modem DSL 500B

Colaboração: Rodrigo Patriota

Data de Publicação: 08 de Setembro de 2007

1. Introdução

O intuito dessa dica é compartilhar a experiência vivida por seu autor, ao configurar uma solução de compartilhamento de acesso à internet para uso residencial.

A idéia principal é ajudar os leitores a prover acesso à internet, a duas ou mais máquinas ligadas em rede. Essas máquinas poderão estar em um mesmo ambiente físico ou não, desde que respeitadas as limitações do material que foi utilizado. (Ex: uma máquina pode estar na sua casa e outra na casa do seu vizinho.)

Esse modelo é uma boa opção para quem quer cortar custos, pois teremos apenas uma assinatura do serviço e caso este seja compartilhado entre vizinhos, por exemplo, será possível dividir o custo da assinatura.

2. Material Utilizado

Para executar a montagem desta pequena rede, utilizei os itens abaixo:

  • 1 Switch Encore 8 portas
  • 1 Modem ADSL 2/2 DSL 500B da D-Link
  • 2 Placas de rede (a rede possui apenas dois micros)
  • Alguns metros de Cabo UTP (varia de acordo com o espaço físico da rede)

Durante todo o texto da dica, partimos do ponto que todas as placas de rede estão instaladas e funcionando corretamente.

3. Configuração da Rede

Com os cabos da rede já confeccionados, conecte os micros ao switch.

O modem ADLS 2/2 DSL 500B, também deve ser conectado ao switch pela porta RJ-45.

Esse modelo de modem já vem com o cabo telefônico, para conectar o modem à rede telefônica. Execute a conexão.

4. Configuração do Modem

Agora é preciso configurar o modem para realizar a função de roteador. É ele quem vai compartilhar o acesso à internet, ou seja, não é necessário que um micro da rede permaneça ligado 24h para realizar este trabalho.

O modem em questão (DSL 500B) vem com um endereço IP padrão:

  IP: 10.1.1.1.

Do mesmo modo, também já possui um usuário e senha pre-configurados, para o administrador.

  Usuário: admin
  Senha: admin

Para uma configuração inicial mais rápida, aconselho que os micros da rede local tenham os seus endereços IP configurados para a mesma rede do modem (Ex: 10.1.1.2, 10..1.1.3, assim por diante). Mas nada impede que você altere o endereço do próprio modem, para um de sua preferência.

Feito este procedimento, abra o navegador e na barra de endereços digite o endereço ip do modem: 10.1.1.1.

Será apresentada a tela de login. Digite o usuário: admin e senha: admin, e clique em OK.

No menu lateral à esquerda escolha a opção "Advanced Setup". No menu que se abriu escolha a opção "WAN".

O modem possui uma regra de conexão com a internet padrão. Marque a opção "remove" na linha da regra e depois clique no botão "Remove".

Agora clique no botão "Add" para criar uma nova conexão.

Nos campos que aparecem preecha da seguinte maneira:

  • VCI: 8
  • VPI: 35
  • Service Category: UBR Without PCR
  • Enable Quality of Service: deixe desmarcado.

Clique no botão "Next"

Na tela que apareceu marque as seuintes opções:

  • Connection Type: PPP over Ethernet (PPPoE)
  • Encapsulation Mode: LLC/SNAP -BRIDGING
  • Enable 802.1 q: deixe desmarcado.
  • Clique no botão "Next"

Uma nova tela irá aparecer. Marque as opções a seguir:

  • PPP Username: e-mail cadastrado pelo provedor.
  • PPP password: senha do email.
  • PPPoE Service Name: deixe em branco.
  • Authentication Method: PAP.
  • Dial on Demand: deixe desmarcado
  • PPP IP Extension: deixe desmarcado
  • Use Static IP Address: deixe desmarcado

Clique no botão "Next"

Na tela seguinte, marque as opções abaixo:

  • Enable NAT: deixe marcado.
  • Enable Firewall: deixe marcado.
  • Enable IGMP: deixe desmarcado.
  • Enable WAN Service: deixe marcado
  • Servine Name: não precisa alterar.

Clique no botão "Next"

Agora será exibida uma tela com um resumo das configurações feitas. Aproveite para revisar e se estiver tudo OK, é só clicar no botão "Save"

Será exibida uma tela exibindo a nova regra de conexão. Clique em "Save/Reboot"

Pronto. Será carregada uma tela, onde aparecerá uma mensagem, solicitando que se aguarde 2 minutos para que as alterações entrem em vigor. Basta fechar a janela ou aba no navegador e aguardar.

5. Conclusão

Após estes procedimentos, será possível se conectar à internet de qualquer micro da rede, independente de qualquer um outro que esteja desligado, pois o compartilhamento da conexão é feito diretamente pelo modem.

Espero ter contribuído com estas informações, para ajudar quem precisa compartilhar um acesso residencial à internet.

Veja a relação completa dos artigos de Rodrigo Patriota

Formato PDF
Newsfeed RSS
Formato para impressão
PDF RSS Imprimir

Referências Adicionais

Referências adicionais sobre os assuntos abordados neste site podem ser encontradas em nossa Bibliografia.

Avalie esta dica

  • Currently 3.00/5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Avaliação: 3.0 /5 (1695 votos)

Opinião dos Leitores

claudio robeto - Timbaúba PE
21 Out 2011, 10:26
Muito obrigado pelo tutorial. Tentei várias vezes pelo manual do D-Link e não funcionava aqui na Empresa. Com seu passo-a-passo foi vap-vupt!
priscila
03 Jan 2011, 01:21
internet boa do vizinho
Antonio Edward de Melo
16 Set 2010, 12:25
O que posso dizer que foi bastante proveitoso, e instrutivo e veio na hora certa muito obrigado.
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script
Treinamentos, Consultorias e Soluçoes em TI. Baseados em softwares livres e padrões abertos para ambientes de missão crítica

Submarino.com.br

Read in English - Uma Maneira Divertida de Aprender Inglês