você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Como salvei meu ipod shuffle do afogamento

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 30 de junho de 2016

Eu tenho por hábito caminhar todos os dias depois que chego do trabalho. Durante esta caminhada eu costumo ouvir podcasts de notícias que baixo da Internet ao final do dia.

O aparelhinho é fantástico, simples, resistente, tenho um há vários anos e nunca deu problema.

Alguns dias atrás, fui lavar algumas roupas, e depois de uma hora de lavagem na máquina, ao retirar a roupa, constato apavorado que o meu ipod shuffle ficou uma hora batendo na máquina, passando por vários ciclos de lavagem e centrifugação.

Perdi o aparelho, pensei. Meu filho então sugeriu embebermos o aparelho em álcool isopropílico para expulsar a água do aparelho. E deu certo, o aparelhinho voltou a funcionar de forma impecável.

O álcool isopropílico é comumente utilizado para limpar componentes eletrônicos. Tem pouquíssima quantidade de água e absorve pouca água do ambiente. Remove as moléculas de água ligando-se a elas por meio de pontes de hidrogênio.

Pesquisando um pouco mais na Internet você consegue localizar diversos artigos ensinando como recuperar, com o uso de álcool isopropílico, celulares e outros eletrônicos que cairam na água ou foram expostos a humidade excessiva.

IMPORTANTE: O álcool isopropílico é um produto inflamável e é preciso tomar cuidado quanto a sua ingestão acidental ou uso prolongado. Vapores inflamáveis podem ser liberados e, quando inalados, atuam como depressores do sistema nervoso, podendo causar irritação das vias respiratórias, náuseas, dor de cabeça, tontura, vertigem, confusão, falta de coordenação, inconsciência e até mesmo coma. Recomenda-se o uso de luvas de PVC ao manusear este produto.

Veja também



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida

Opinião dos Leitores

Cesar Brod
30 Jun 2016, 15:16
Nada como um filho fazendo engenharia química! :-) Dá-lhe Rodrigão!
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script