você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Como melhorar sua leitura

Colaboração: Tiago Baciotti Moreira

Data de Publicação: 21 de janeiro de 2016

Estratégias para melhor retenção e aproveitamento do que você lê

Acredito que com a alta exposição à informação que temos diariamente a média de leitura de uma pessoa tem aumentado embora a mídia tenha mudado. O email é a comunicação corporativa padrão. Mensagens de texto e aplicativos móveis são usados diariamente como uma forma prática e fácil de comunicação. Mais especificamente em nossa área de tecnologia manuais e livros técnicos são companheiros constantes seja na forma eletrônica ou na forma digital em e-readers, tablets e smartphones. Estamos constantemente tendo que ler, assimilar a informação e reter o que é relevante.

A leitura é um hábito que deve ser formado e preservado pois é a ferramenta que conta para nossa evolução como profissionais e como pessoas. O problema é que muitas pessoas não sabem ler corretamente e acabam aproveitando pouco do que leem.

Mais tarde eu termino

Vou te dar um exemplo: Você chega em casa após o trabalho e depois que faz um lanche decide pegar um livro, seja técnico ou literatura diversa, para se dedicar por 30 minutos. Assim que se senta dá uma olhada primeiro para ver se não tem nenhuma mensagem importante nas redes sociais ou chamadas em seu telefone celular. Acaba respondendo algumas mensagens, curtindo algumas fotos e respondendo à piadinha que recebeu pelo Whatsapp. Quase quinze minutos depois você finalmente começa a ler e depois que está no final da segunda página percebe que não sabe nada do que acabou de ler. E recomeça a página para tentar se sintonizar. Isso acontece mais umas duas a três vezes e você acaba voltando para o celular e deixando para ler mais tarde.

Isso acontece com você? Esse tipo de amnésia quase instantânea do que leu parágrafos atrás? Não se recorda nada do contexto do que está lendo? Isso é algo comum e acredito que aconteça por você não se desligar do que acontece à sua volta. Então seria um fenômeno recente? Acho que não, veja o que Marco Aurélio escreveu em seu livro Meditações:

A tua atenção é desviada para preocupações exteriores? Então, concede-te um espaço de sossego dentro do qual possas aumentar o conhecimento do bem e aprender a refrear a tua inquietação.

Bom, tem algumas coisas que você pode fazer para aproveitar melhor sua leitura. Vamos lá:

Primeiro passo, coloque seu celular no modo avião ou deixe-o em outro cômodo. Se não puder desligá-lo ou ficar longe deixe-o em um local longe de você e desligue as notificações. Você só irá pegá-lo se alguém te ligar.

Agora o que você deve fazer é ler nome do livro e do autor e memorizá-los. Tem gente que começa a ler e nem se lembra do nome do autor e até mesmo esquecem o título do livro. Esse é o primeiro passo, saber essas duas informações

Veja a contracapa do livro onde deve ter alguma citação ou pequena sinopse do livro. Leia com atenção.

Ótimo, aqui eu já tenho certeza que você tem uma boa ideia e o que esperar do livro que irá ler. Então você irá agora ler as "orelhas" do livro onde geralmente tem uma pequena biografia do autor com suas principais obras. Isso. A orelha não serve só para marcar a página.

O próximo passo é você abrir o sumário (índice) do livro e fazer uma leitura atenta de todos os títulos dos capítulos, tópicos e subtópicos. Isso vai te dar uma ideia muito boa que está por vir.

Percebeu que até aqui você gastou 5 ou quando muito 10 minutos? Então faça-se a seguinte pergunta: O que eu espero desse livro? Se for um livro técnico é uma nova linguagem ou framework? Ou é uma história de suspense ou mistério?

Passaremos agora para a pré-leitura do material. Você nesse momento não irá verdadeiramente ler mas "passará os olhos" por alguns segundos em cada página. Veja os esquemas, gráficos e tabelas. Atente-se aos títulos e subtítulos mais uma vez. "Acostume-se" com as palavras sem ler diretamente. Dois a três segundos por página são suficientes.

Pronto! Agora que você terminou a pré-leitura faça a leitura atenta e contínua do livro.

Ah, sabe como ler com mais frequência? Dedique-se 30 minutos no mesmo horário todos os dias. Se não puder fazer isso crie uma espécie de hábito com você mesmo da seguinte forma: Toda vez que pegar o livro irei ler no mínimo 20 páginas.

É isso, experimente essas dicas e tenho certeza que você irá melhorar muito a qualidade da sua leitura.

Artigo publicado originalmente no blog do autor


Veja a relação completa dos artigos de Tiago Baciotti Moreira