você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Como gravar em um pendrive usb que está vazio mas que parece cheio?

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 25 de julho de 2012

Às vezes tentamos gravar algo em um pendrive usb ou um cartão SD e recebemos uma mensagem de erro nos informando que o dispositivo está cheio. Ao listar seu conteúdo, vemos que não existe nenhum arquivo no dispositivo ou então identificamos alguns poucos arquivos, que ocupam bem menos do que a capacidade total do dispositivo.

Possivelmente, o diretório oculto .Trash é o culpado. Quando apagamos um arquivo usando a interface gráfica do Gnome, os arquivos não são realmente apagados, mas sim movidos para o diretório .Trash. Isto ocorre quando da deleção de qualquer arquivo do sistema, inclusive aqueles que estão no disco rígido, o que também pode ser um problema quando você quiser liberar espaço para baixar aquele documentário de 4 GB de tamanho.

Para liberar espaço você pode simplesmente apagar o conteúdo deste diretório:

  rm -rf .Trash/*

Ou então, para fazer com que o arquivo seja realmente apagado, sem apelação, posicione o mouse sobre o arquivo e pressione simultaneamente as teclas SHIFT + DELETE. O sistema irá lhe perguntar se você tem certeza:

Uma outra forma é desmontar o pendrive ou cartão SD clicando sobre ele e selecionando a opção Desmontar. Neste momento será exibida uma tela de diálogo perguntando se você deseja esvaziar a lixeira (Desmontar).

O diretório .Trash é um diretório oculto pois todo arquivo ou diretório que possui um ponto como primeiro caractere de seu nome, normalmente não é exibido, nem no navegador Nautilus nem na saída do comando ls, a menos que queiramos.

Para listar arquivos ocultos com ls, digite:

  ls -a


Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida