você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Como consertar os botões do controle remoto

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 15 de agosto de 2013

Sou cliente assíduo do site de compras Dealextreme. Impressionante a variedade de produtos e o preço então nem se fala. E a entrega é praticamente garantida, nunca perdi uma encomenda.

Mas a qualidade nem sempre é das melhores. Eu comprei um aparelho de decodificação de vídeo, para conectar na televisão, e ele funcionou muito bem por cerca de um ano, depois as teclas do controle remoto começaram a morrer uma a uma, tornando o ato de assistir aos vídeos um verdadeiro pesadelo.

Procurei conselhos de amigos, lojas de reparos de eletrônicos e todos diziam que não tinha jeito, só comprando um novo! :-(

Como um último recurso, fiz uma busca na web e descobri um artigo, chamado "Repair faulty buttons of your remote control in 15 minutes!", ou "Conserte os botões defeituosos de seu controle remoto em 15 minutos". Nunca pensei que pudesse funcionar, mas a receita que foi passada funcionou maravilhosamente bem. De fato, nem quando novo o controle remoto funcionou tão bem. E não levou 15 minutos para arrumar, em cinco minutos já havia consertado cinco botões defeituosos.

O procedimento é bastante simples:

  1. Abra o controle remoto;
  2. Recorte uma fita dupla face para caber exatamente no buraco da tecla defeituosa;
  3. Em cima da fita cole um pedaço de papel alumínio;
  4. Feche o controle remoto;
  5. Divirta-se :-)

A figura abaixo dá uma boa idéia de como fica um botão reparado:

Créditos da imagem: Blog MiniDIY

E este é o controle remoto do meu aparelho:

Créditos da imagem: DealExtreme

Demorei bastante para conseguir abri-lo, pois funciona com encaixes. Consegui a façanha retirando a bateria na extremidade inferior e a partir deste espaço, com uma pequena chave de fenda, consegui ir abrindo o aparelho.

No texto original o autor recomenda cuidado na hora de desmontar os aparelhos de controle remoto, que são bastante variados. No caso de aparelhos em que as teclas são soltas, recomenda-se tirar uma foto antes de desmontar para ter uma referência da posição original de cada uma das teclas.

E porque este reparo tão simples funciona tão bem? Atrás de cada tecla no teclado está uma camada de carbono eletricamente condutiva - as partes pretas. Quando um botão é pressionado, a tecla se move para baixo e o carbono toca o circuito aberto correspondente na placa, fazendo com que aquele circuito em particular se feche e ative o controle remoto para disparar um sinal. Quando uma tecla é usada muitas vezes, a sujeira e o uso podem fazer com que a condutividade da camada de carbono diminua ao ponto de não mais funcionar como um condutor. Desta forma, ao colocar uma camada de papel alumínio sobre a camada de carbono do teclado, nós estamos efetivamente substituindo a camada de carbono velha com um metal altamente condutivo, e então o botão passa a funcionar novamente. Muitos dispositivos com teclados (à exceção de celulares e mp3 players) compartilham os mesmos princípios de construção do controle remoto típico, então é possível usar esta mesma técnica em uma ampla variedade de dispositivos como telefones sem fio, calculadoras, teclados, etc. (tradução livre do texto original).

Referência

Repair faulty buttons of your remote control in 15 minutes!



Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida