De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


Comandos condicionais do Shell Linux - O comando case

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 17 de junho de 2022

Diferentemente das outras linguagens o omando case do Bash aceita metacaracteres coringa simples ou estendidos como padrões de comparação.

No comando case das outras linguagens, quando uma condição é bem sucedida, o bloco de código a ela associado é executado e o programa desvia para a instrução que está após o fim do case.

No Bash, após executar um bloco de instruções referente a uma condição, é possível continuar testando outras. P.ex: Para testar se um número possui um 6, ou um 7, ou um 67, ou um 76, não poderá sair do case após o primeiro casamento, terá que continuar testando todas as possibilidades.

Veja mais vídeos sobre programação Shell Bash em nosso canal ProgShellLinux.

Clique aqui para assistir o vídeo

Ajude nosso canal a crescer! Compartilhe este vídeo com seus amigos, se inscreva no canal, dê um joinha e ative as notificações para ficar sabendo das novidades.



Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida