Acesso direto ao conteúdo
Logotipo Dicas-L, por Ricardo Burile
Visite também: Ipok ·  Segurança Linux ·  UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  NoticiasLinux ·  BR-Linux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais]   
 

Você está aqui: Home  → Arquivo Dicas-L

 

Lan University

Assine a Lista Dicas-L

Receba diariamente por email as dicas
de informática publicadas neste site
Para se descadastrar, clique aqui.

Calculando áreas nos mapas do Google Earth com uma mãozinha do GIMP

Colaboração: Bruno Buys

Data de Publicação: 02 de Dezembro de 2007

É possível calcular áreas de figuras retiradas do Google Earth com uma ajudinha do GIMP. O método que eu desenvolvi não é 100% preciso, e depende um pouco de habilidade com o mouse, mas na falta de uma ferramenta profissional de geoprocessamento, dá para se divertir... Você pode por exemplo, calcular a área de um fragmento florestal, de uma plantação ou de uma lagoa ou lago. Pode também calcular áreas de terrenos à venda, ou de terrenos próximos, somente com o GE e o GIMP. Desta forma você sabe se o terreno tem mesmo o que o corretor diz que tem :). Claro que só vale a pena esse esforço se o objeto que você quer medir é irregular, poligonal ou arredondado. Para áreas retangulares você mede dentro do próprio GE, com a régua.

É assim:

Abra o GE e o GIMP.

No GE, dê um F11, para ver em modo de tela cheia, remova a barra lateral e posicione a figura de maneira a abranger a área de interesse a ser medida, mas não de forma que ela ocupe a tela inteira. Tente com níveis de aproximação de no máximo 5km de altitude, dependendo do objeto a ser medido. Quanto mais próximo, mais precisa a medida. O objeto tem que estar totalmente dentro da tela. Dependendo da geometria do objeto que você quer calcular, pode ser necessário rodar a figura no GE (na navegação, canto direito superior), de forma a acomodá-lo melhor na tela e aumentar a aproximação.

Feito isso, vá no menu Ferramentas e peça a ferramenta de régua. Escolha a opção Linha, ajuste a unidade para metros. Agora trace uma linha horizontal do canto direito ao canto esquerdo da tela, procurando ficar o mais horizontal possível. O ponto vermelho que define as extremidades da linha deve ficar bem colado aos limites direito e esquerdo, para não sobrar tela. Anote a distância que deu. Repita a operação para a altura, com uma linha vertical. No meu exemplo, estou medindo a área da Mata de Santa Genebra (www.santagenebra.org.br), uma área de preservação de mata atlântica em Campinas.

Resultados: Altura = 3,303.72 m Largura = 5,480.74 m

Estas medidas não são da Mata, mas da figura inteira. Se você está seguindo o meu exemplo, não se preocupe se o seu deu diferente.

Ok, agora é hora de irmos para o GIMP. Esta mesma figura que você mediu no GE você vai capturar para o GIMP. É importante que ela não tenha mexido nem um milímetro, no GE. Se tiver mexido você tem que recomeçar.

Vá no GIMP, menu Arquivo > Capturar > Captura de Tela. Escolha Janela única. Remova tudo que estiver na frente da janela do GE (com o Alt+Tab, por exemplo), e clique para capturar.

Pronto, agora você tem a mesma figura dentro do GIMP!

Com a seleção retangular, remova a barra de menus do GE, deixando somente os pixels da área do mapa. Faça isso com a maior precisão possível. Se preferir você pode selecionar a barra, e inverter a seleção com Ctrl+i. Depois vá em Imagem e escolha 'Cortar para a seleção'.

A matemática da coisa é assim: multiplicando as medidas aí de cima você tem a área total da figura, em metros quadrados. Multiplicando as medidas em pixel que o GIMP mostra (na barra de títulos), você tem a área em pixels. Dividindo a primeira pela segunda, você sabe quantos metros quadrados cada pixel ocupa. Não é fácil??

Sabendo isso, você pode selecionar qualquer área dentro da figura, saber quantos pixels tem e multiplicar pela área de cada pixel. Vamos ver um exemplo:

Selecione o objeto de interesse. A escolha do objeto é importante: ele tem que ter contornos bem delimitados. Uma mata, lagoa, estádio ou campo de esportes são bons candidatos.

Com a seleção na tela, vá no menu Diálogos e peça o Histograma. Na opção 'Canal' você pode deixar qualquer valor, menos 'RGB'. Assim o histograma vai mostrar a contagem de pixels da sua seleção.

Multiplique pela área de cada pixel e você tem o resultado final.

Aqui no meu exemplo dá:

Largura: 3.082,33 m

Altura: 1.874,48 m

Área total medida no GE: 5.777.765,94 m2 (5.77 km2)

Área em pixels da captura no GIMP (descontada a barra de menus): 1680 x 1027 = 1,725,360.00

Cada pixel ocupa, então: 5.777.765,94 / 1,725,360.00 = 3,35 m2

A seleção que eu construí da Mata de Santa Genebra tem 703269 pixels.

A área total calculada da Mata, dá então 703269 x 3,35 = 2.355.951,15 (2.35 km2)

Segundo o site da Mata, a área é de 251,7 Ha. Em metros quadrados: 251,7 x 10,000 = 2.517.000 m2

Meu acerto foi de (2.355.951,15 / 2.517.000) x 100 = 94%

Observações:

Para áreas menores o erro é menor, também.

Versão do GE: 4.2.0180. Versão do GIMP: 2.4.0-rc3

O método depende de uma seleção precisa da área a ser medida. Se depois de selecionar, você quiser editar a seleção, use os 'modos de seleção', logo abaixo da caixa de ferramentas, onde você pode escolher 'adicionar à seleção', 'subtrair da seleção' ou ainda fazer uma intersecção com a seleção atual.

O método não leva em consideração o relevo do terreno. Se houver uma cratera ou uma elevação, a área é diferente da calculada.

A figura a ser medida e capturada no GE não pode ter inclinação, ou seja, você deve estar vendo-a sem nenhuma perspectiva.

Como dito, a altitude deve ser baixa, para que cada pixel ocupe uma área pequena. Com o aumento da altitude, aumenta o erro da medida.

Tente calibrar o seu método, medindo objetos de área conhecida e vendo o quanto você acerta. Boas partidas são: a Lagoa do Taquaral, em Campinas, A Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio, o Parque do Ibirapuera ou o Jardim Botânico, em São Paulo.

A fazer:

Arrumar boas medidas de áreas disponíveis na internet, :).

Descobrir se a régua do GE é confiável...

Arrumar um meio de melhorar a precisão. Alguém se habilita? Talvez substituir a etapa de medir com linhas, no GE. Usar as coordenadas?

Boa diversão!

 

 

Veja a relação completa dos artigos de Bruno Buys

Formato PDF
Newsfeed RSS
Formato para impressão
PDF RSS Imprimir

Referências Adicionais

Referências adicionais sobre os assuntos abordados neste site podem ser encontradas em nossa Bibliografia.

Avalie esta dica

  • Currently 2.92/5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Avaliação: 2.9 /5 (2554 votos)

Opinião dos Leitores

Reinaldo Ferreira Martins
03 Abr 2013, 20:24
Em primeiro lugar parabéns
Preciso da área quadrada de um terreno de 324,00 de frente; 286,55 de fundos; 164,20 lateral 1 e 196, 80 lateral 2. Como calculo o m² ???
JAHIR FERREIRA
14 Out 2011, 14:16
Gostaria de ter uma copia desse programa.
Ivair Santos
10 Jun 2011, 17:39
Realmente muito interessante.
cristina
14 Mai 2011, 10:43
Bom dia colega, gostei muito .

Mas como faço pra medir um terreno irregular nessas medidas para saber a área total em metros quadrados:

75 frente
144.98 fundos

151.44 lateral
137.00 lateral


Aguardo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script
3ª geração do Under Servidor Cloud




 

Scrum Guia Prático para Projetos Ágeis