Calculando áreas nos mapas do Google Earth com uma mãozinha do GIMP

Colaboração: Bruno Buys

Data de Publicação: 02 de Dezembro de 2007

É possível calcular áreas de figuras retiradas do Google Earth com uma ajudinha do GIMP. O método que eu desenvolvi não é 100% preciso, e depende um pouco de habilidade com o mouse, mas na falta de uma ferramenta profissional de geoprocessamento, dá para se divertir... Você pode por exemplo, calcular a área de um fragmento florestal, de uma plantação ou de uma lagoa ou lago. Pode também calcular áreas de terrenos à venda, ou de terrenos próximos, somente com o GE e o GIMP. Desta forma você sabe se o terreno tem mesmo o que o corretor diz que tem :). Claro que só vale a pena esse esforço se o objeto que você quer medir é irregular, poligonal ou arredondado. Para áreas retangulares você mede dentro do próprio GE, com a régua.

É assim:

Abra o GE e o GIMP.

No GE, dê um F11, para ver em modo de tela cheia, remova a barra lateral e posicione a figura de maneira a abranger a área de interesse a ser medida, mas não de forma que ela ocupe a tela inteira. Tente com níveis de aproximação de no máximo 5km de altitude, dependendo do objeto a ser medido. Quanto mais próximo, mais precisa a medida. O objeto tem que estar totalmente dentro da tela. Dependendo da geometria do objeto que você quer calcular, pode ser necessário rodar a figura no GE (na navegação, canto direito superior), de forma a acomodá-lo melhor na tela e aumentar a aproximação.

Feito isso, vá no menu Ferramentas e peça a ferramenta de régua. Escolha a opção Linha, ajuste a unidade para metros. Agora trace uma linha horizontal do canto direito ao canto esquerdo da tela, procurando ficar o mais horizontal possível. O ponto vermelho que define as extremidades da linha deve ficar bem colado aos limites direito e esquerdo, para não sobrar tela. Anote a distância que deu. Repita a operação para a altura, com uma linha vertical. No meu exemplo, estou medindo a área da Mata de Santa Genebra (www.santagenebra.org.br), uma área de preservação de mata atlântica em Campinas.

Resultados: Altura = 3,303.72 m Largura = 5,480.74 m

Estas medidas não são da Mata, mas da figura inteira. Se você está seguindo o meu exemplo, não se preocupe se o seu deu diferente.

Ok, agora é hora de irmos para o GIMP. Esta mesma figura que você mediu no GE você vai capturar para o GIMP. É importante que ela não tenha mexido nem um milímetro, no GE. Se tiver mexido você tem que recomeçar.

Vá no GIMP, menu Arquivo > Capturar > Captura de Tela. Escolha Janela única. Remova tudo que estiver na frente da janela do GE (com o Alt+Tab, por exemplo), e clique para capturar.

Pronto, agora você tem a mesma figura dentro do GIMP!

Com a seleção retangular, remova a barra de menus do GE, deixando somente os pixels da área do mapa. Faça isso com a maior precisão possível. Se preferir você pode selecionar a barra, e inverter a seleção com Ctrl+i. Depois vá em Imagem e escolha 'Cortar para a seleção'.

A matemática da coisa é assim: multiplicando as medidas aí de cima você tem a área total da figura, em metros quadrados. Multiplicando as medidas em pixel que o GIMP mostra (na barra de títulos), você tem a área em pixels. Dividindo a primeira pela segunda, você sabe quantos metros quadrados cada pixel ocupa. Não é fácil??

Sabendo isso, você pode selecionar qualquer área dentro da figura, saber quantos pixels tem e multiplicar pela área de cada pixel. Vamos ver um exemplo:

Selecione o objeto de interesse. A escolha do objeto é importante: ele tem que ter contornos bem delimitados. Uma mata, lagoa, estádio ou campo de esportes são bons candidatos.

Com a seleção na tela, vá no menu Diálogos e peça o Histograma. Na opção 'Canal' você pode deixar qualquer valor, menos 'RGB'. Assim o histograma vai mostrar a contagem de pixels da sua seleção.

Multiplique pela área de cada pixel e você tem o resultado final.

Aqui no meu exemplo dá:

Largura: 3.082,33 m

Altura: 1.874,48 m

Área total medida no GE: 5.777.765,94 m2 (5.77 km2)

Área em pixels da captura no GIMP (descontada a barra de menus): 1680 x 1027 = 1,725,360.00

Cada pixel ocupa, então: 5.777.765,94 / 1,725,360.00 = 3,35 m2

A seleção que eu construí da Mata de Santa Genebra tem 703269 pixels.

A área total calculada da Mata, dá então 703269 x 3,35 = 2.355.951,15 (2.35 km2)

Segundo o site da Mata, a área é de 251,7 Ha. Em metros quadrados: 251,7 x 10,000 = 2.517.000 m2

Meu acerto foi de (2.355.951,15 / 2.517.000) x 100 = 94%

Observações:

Para áreas menores o erro é menor, também.

Versão do GE: 4.2.0180. Versão do GIMP: 2.4.0-rc3

O método depende de uma seleção precisa da área a ser medida. Se depois de selecionar, você quiser editar a seleção, use os 'modos de seleção', logo abaixo da caixa de ferramentas, onde você pode escolher 'adicionar à seleção', 'subtrair da seleção' ou ainda fazer uma intersecção com a seleção atual.

O método não leva em consideração o relevo do terreno. Se houver uma cratera ou uma elevação, a área é diferente da calculada.

A figura a ser medida e capturada no GE não pode ter inclinação, ou seja, você deve estar vendo-a sem nenhuma perspectiva.

Como dito, a altitude deve ser baixa, para que cada pixel ocupe uma área pequena. Com o aumento da altitude, aumenta o erro da medida.

Tente calibrar o seu método, medindo objetos de área conhecida e vendo o quanto você acerta. Boas partidas são: a Lagoa do Taquaral, em Campinas, A Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio, o Parque do Ibirapuera ou o Jardim Botânico, em São Paulo.

A fazer:

Arrumar boas medidas de áreas disponíveis na internet, :).

Descobrir se a régua do GE é confiável...

Arrumar um meio de melhorar a precisão. Alguém se habilita? Talvez substituir a etapa de medir com linhas, no GE. Usar as coordenadas?

Boa diversão!

 

 

Veja a relação completa dos artigos de Bruno Buys

Avalie esta dica

  • Currently 2.93/5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Avaliação: 2.9 /5 (2815 votos)

Opinião dos Leitores

Reinaldo Ferreira Martins
03 Abr 2013, 20:24
Em primeiro lugar parabéns
Preciso da área quadrada de um terreno de 324,00 de frente; 286,55 de fundos; 164,20 lateral 1 e 196, 80 lateral 2. Como calculo o m² ???
JAHIR FERREIRA
14 Out 2011, 14:16
Gostaria de ter uma copia desse programa.
Ivair Santos
10 Jun 2011, 17:39
Realmente muito interessante.
cristina
14 Mai 2011, 10:43
Bom dia colega, gostei muito .

Mas como faço pra medir um terreno irregular nessas medidas para saber a área total em metros quadrados:

75 frente
144.98 fundos

151.44 lateral
137.00 lateral


Aguardo
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script