De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


Busca e Remoção de Arquivos Vazios

Colaboração: Rafael Moraes da Costa

Data de Publicação: 27 de setembro de 2010

Por vezes é necessário uma limpeza de arquivos e diretórios vazios. Em grande número eles são um inconveniente para usuários e administradores de sistemas, seja em Desktops na forma de diretórios antigos e inutilizados ou Servidores como um Servidor de Arquivos, que com o passar do tempo pode ter inúmeros diretórios criados e esquecidos por usuários.

Busca e remoção:

Buscar arquivos e diretórios vazios:

  $find . -empty  -exec rm -ri {} \;

Busca no diretório atual por arquivos e diretórios sem conteúdo, todos que casarem com este padrão serão removidos pelo comando rm -ri. A opção "i" é usada para que o usuário confirme cada remoção.

Buscar arquivos vazios:

  $find . -empty  -type f -exec rm -ri {} \;

Busca no diretório atual por arquivos ( -type f ) sem conteúdo, todos que casarem com este padrão serão removidos pelo comando rm -ri.

Buscar diretórios vazios:

  $find . -empty  -type d -exec rm -ri {} \;

Busca no diretório atual por diretórios ( -type d ) sem conteúdo, todos que casarem com este padrão serão removidos pelo comando rm -ri. O diretório pode conter arquivo, porém se estiverem vazios, serão excluídos da mesma forma.

Seja qual for o contexto, antes de uma ação definitiva é aconselhável verificar a importância dos arquivos e diretórios em questão. O administrador pode encontrar uma situação aonde diversos diretórios estão vazios, contudo estes são diretórios vitais para criação de Logs da aplicação XYZ por exemplo, o mesmo se aplica aos arquivos. Use com consciência! ;-)

Rafael Moraes, é Analista de Suporte e Infraestrutura para sistemas Linux e também Instrutor em cursos preparatórios LPI. Possui as certificações LPIC-1, LPIC-2, ITIL Foundations e CISCO CCDA.

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de Rafael Moraes da Costa