você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Bloqueio de emails legítimos por Yahoo e Barracuda

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 05 de setembro de 2011

A Dicas-L foi criada no dia 3 de março de 1997, já está em sua adolescência. Nos últimos anos, com o crescimento do spam, tem sido cada vez mais difícil manter a tradição de enviar uma dica por dia. Certas empresas como Yahoo, Barracuda, Microsoft Hotmail, etc, adotam políticas cada vez mais confusas para determinar quais mensagens são legítimas.

A Dicas-L possui assinantes de diversos provedores, dos quais os dez maiores são:

Ordem nº assinantes Domínio
1 7359 gmail.com
2 4083 yahoo.com.br
3 3386 hotmail.com
4 819 ig.com.br
5 689 gov.br
6 607 terra.com.br
7 552 bol.com.br
8 402 uol.com.br
9 245 unicamp.br
10 165 usp.br

Eu venho tendo problemas com o Yahoo há vários anos, às vezes eles me atendem e depois voltam a rejeitar as mensagens da Dicas-L. Eu só posso dizer que cansei. Não estou removendo os assinantes do Yahoo (yahoo.com e yahoo.com.br) mas estou removendo os endereços ao enviar as mensagens. É uma pena que os 4083 usuários do serviço de email do Yahoo não estarão lendo esta mensagem. Felizmente o Gmail é o que possui a melhor estratégia para lidar com emails. Nenhuma mensagem é descartada automaticamente, embora eles possuam um algoritmo excelente para detectar mensagens inválidas. Os emails que se suspeita serem spam são armazenados em uma pasta separada, chamada Spam, e o usuário tem a opção de avaliar a legitimidade das mensagens. Isto sem contar com uma interface mais inteligente, maior espaço para armazenamento de mensagens, etc.

Já no caso do Yahoo a mensagem nem chega ao assinante para que ele tome uma decisão, ela é automaticamente descartada.

Outro caso absurdo é o serviço oferecido pela empresa Barracuda. No dia de hoje, 2 de setembro de 2011, são 141 mensagens como as que reproduzo a seguir:

  (host mx.unifei.edu.br[200.131.128.25] refused to talk to me: 554
  Service unavailable; Client host [www.dicas-l.com.br] blocked using Barracuda
  Reputation; http://bbl.barracudacentral.com/q.cgi?ip=173.212.215.234)

Eles fornecem um endereço para requisição de retirada do endereço da lista deles, mas ninguém responde, não existe um lugar para acompanhar o andamento do pedido. E pior, eles recomendam o cadastramento no serviço Emailreg.org, e afirmam que respeitam a avaliação deste site. Paguei 20 dólares pelo registro mas isto não mudou em nada a minha situação.

E ao que parece, não estou sozinho neste problema. No texto Problems with Barracuda blacklist, Andrew Daviel faz um relato longo e detalhado da maneira pela qual a empresa Barracuda lida com reclamações. Muito oportunamente, ele relata que, em uma ligação ao serviço de helpdesk da empresa ele obteve a informação de que os métodos de filtragem de spam da empresa eram proprietários e que o serviço de suporte era exclusivo para clientes (e não para as vítimas). (The helpdesk staff were polite but unable to help, and a tech support person said, basically, that their methods were proprietary and that the customer support line was for customers (not victims).

Não há como negar, a melhor forma de combater spam é desativar o seu serviço de email. Mas é isto que você quer? Como usuário do serviço de email do Yahoo, você se sente confortável em saber que suas mensagens são recusadas com base em um software defeituoso e falho? Só para lembrar, eu implementei TODAS as recomendações que o Yahoo recomenda para atestar a legitimidade de um serviço de envio de emails. Não adiantou.



Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida

 

 

Opinião dos Leitores

Jonathan Lopes
17 Fev 2016, 10:06
Dei um lida sobre o barracuda e achei interessante, pois estou com um problema em um cliente que não consegui enviar emails por nada,preciso de help qual seria a solução ???
Rubens Queiroz de Almeida
16 Set 2011, 15:32
Henrique, realmente, parece que herdei uma reputação. Me cadastrei no site que você indicou e as ocorrencias listadas datam de uma data anterior à qual comecei a usar o meu atual provedor .... Muito obrigado pela dica!
Henrique
16 Set 2011, 10:29
Rubens, se precisar de uma ajuda, lembre-se dos velhos amigos...

De qualquer forma, para se livrar dos problemas com barracuda, etc. é necessário sair de outras blacklists antes...

Precisei colocar vocês em whitelist aqui, o IP corrente do dicas-l está em diversas listas negras do SORBS (e o barracuda deve estar copiando de lá a tua reputação, mas isso eles não vão admitir NUNCA). Seu IP está listado por presença de scripts vulneráveis no servidor Web, e por envio de SPAM. Entra lá, pega as evidências, e resolve o problema que eventualmente o SORBS expira e limpa seu nome.

Sinceramente? Separa o servidor Web do exploder da ML, e garanta que o exploder está em um IP que não foi usado por algum lambreta no passado, caso contrário você herda a reputação ruim do hospedeiro anterior...
Casfre
10 Set 2011, 09:59
Eu optei pela ótima opção de usar RSS e creio que seja uma saída viável para conteúdos como o do Dicas-L. A propósito, ainda assim, uso Gmail. :-)
Daniel
06 Set 2011, 11:33
Parabéns pela manifestação deste problema e pelo zelo com os assinantes.
No entanto, eu creio que se os assinantes destes provedores (Yahoo e Barracuda) não se manifestam sobre o problema, é possível que estes mesmos já tenham desistido desta excelente fonte de informação...
Bem, a resposta da Barracuda fala por si só e dispensa comentários.
Quanto ao Yahoo, se os ~4.000 assinantes solicitassem, possivelmente o provedor ja teria tomado uma ação.
Por isso, acho mesmo que estes assinantes esqueceram do Dicas-L ou cadastraram um segundo email (no qual recebem as dicas).
Rubens Queiroz de Almeida
05 Set 2011, 20:04
Gostaria de agradecer a todos pelas manifestações de solidariedade e pelas excelentes sugestões. Vou tentar falar com os assinantes do Yahoo!
Rubens Queiroz de Almeida
05 Set 2011, 20:01
Ot Bono, realmente, este emailreg é um conto do vigário armado junto com a Barracuda. E o pior é que eu cai na conversa. Ah, eles também não respondem as nossas duvidas. Eles devem rachar a receita.
Osmar Klein
05 Set 2011, 20:00
Na Universidade que trabalho temos o mesmo problema com os servidores do hotmail. E não adianta entrar em contato, pois simplesmente não há retorno. Espero que nossos servidores não caiam na black-hole da yahoo tb.
Rubens Queiroz de Almeida
05 Set 2011, 20:00
Leandro, eu também entrei em contato com o Yahoo, diversas vezes. O problema era resolvido temporariamente e depois eles voltavam a me bloquear. Eu já fiz tudo o que eles recomendam na documentação deles, não sei mais o que fazer e eles não me dizem. É uma pena ...
Adalberto Malfatti
05 Set 2011, 17:33
É uma perda enorme , para os usuarios destes servidores de email , em vista da qualidade das informações do DICAS-L
acho q os usuarios destes emails deverião boicotar e abrir contas em outros melhores como o gmail ,
Leandro
05 Set 2011, 12:23
Rubens,

Eu efetuei contato com o Yahoo, eles conseguiram resolver o meu problema, efetuei uma série de novas configurações e hoje trabalho tranquilamente com eles. É uma pena não darem atenção a Dicas-L.
Ot Bono
05 Set 2011, 11:57
O Serviço emailreg.org utilizado pelo barracuda é práticamente uma extorsão, ou seja eu bloqueio seu envio e você me paga para libera-lo.
Com tantas opções de antispam livres, é uma pena que alguns administradores acabem adquirindo barracuda.
marcelo Dias
05 Set 2011, 07:51
Pessoal, serviços que impõe ao usuário determinadas regras, sem uma segunda opção segue a contra mão da atual filozofia de serviços on-line, pena que o Yahoo, com se consolidou dando apoio a fóruns e serviços de e-mails e noticias venha a adotar seta cultura que nem mesmo faz juz a sua história.
Paulo Barros
05 Set 2011, 06:54
Coincidência ou não, já fazem mais de duas semanas que venho tendo problemas com acessos as minhas mensagens e anexos no yahoo.com.br e amigos que dizem ter passado mensagem e que não recebo de outros provedores.
Joner Cyrre Worm
05 Set 2011, 06:52
Estamos com o DICAS-L, para apoiar qualquer campanha pedindo providências, inclusive campanhas de descadastramento em massa, providência que acho não ser a melhor, pois o Yahoo ajuda a equilibrar o voraz ambiente de serviços oligopolizados da Internet.

Acho que qualquer serviço anti-spam deve entregar TODAS as mensagens suspeitas para seu destinatário, que opcionalmente deveria poder optar pelo descarte automático.

Isto mostra o efeito a longo prazo do descaso pelas necessidades do usuário, que levou o Yahoo a perder o domínio quase total do serviço de email entre tantos outros.

O @valdir fez uma ótima sugestão, mas exclua sua conta depois ;-)
Valdir
05 Set 2011, 06:29
4083 é muito assinante ... Dicas-L poderia criar um email do yahoo e mandar uma mensagens a essas pessoas dizendo qual o problemas ... abração a todos
Otthon Coelho
02 Set 2011, 11:33
O Yahoo está filtrando até mesmo emails que são enviados por servidores certificados Senderscore (a única whitelist reconhecida por eles).

Eles criaram filtros de urls que sobrepõe informações de reputação dos smpts e/ou preferência dos usuários. Essa situação é realmente absurda !

Saudações,

Otthon Coelho
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script