você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Bloqueio de emails legítimos por Yahoo e Barracuda

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 05 de setembro de 2011

A Dicas-L foi criada no dia 3 de março de 1997, já está em sua adolescência. Nos últimos anos, com o crescimento do spam, tem sido cada vez mais difícil manter a tradição de enviar uma dica por dia. Certas empresas como Yahoo, Barracuda, Microsoft Hotmail, etc, adotam políticas cada vez mais confusas para determinar quais mensagens são legítimas.

A Dicas-L possui assinantes de diversos provedores, dos quais os dez maiores são:

Ordem nº assinantes Domínio
1 7359 gmail.com
2 4083 yahoo.com.br
3 3386 hotmail.com
4 819 ig.com.br
5 689 gov.br
6 607 terra.com.br
7 552 bol.com.br
8 402 uol.com.br
9 245 unicamp.br
10 165 usp.br

Eu venho tendo problemas com o Yahoo há vários anos, às vezes eles me atendem e depois voltam a rejeitar as mensagens da Dicas-L. Eu só posso dizer que cansei. Não estou removendo os assinantes do Yahoo (yahoo.com e yahoo.com.br) mas estou removendo os endereços ao enviar as mensagens. É uma pena que os 4083 usuários do serviço de email do Yahoo não estarão lendo esta mensagem. Felizmente o Gmail é o que possui a melhor estratégia para lidar com emails. Nenhuma mensagem é descartada automaticamente, embora eles possuam um algoritmo excelente para detectar mensagens inválidas. Os emails que se suspeita serem spam são armazenados em uma pasta separada, chamada Spam, e o usuário tem a opção de avaliar a legitimidade das mensagens. Isto sem contar com uma interface mais inteligente, maior espaço para armazenamento de mensagens, etc.

Já no caso do Yahoo a mensagem nem chega ao assinante para que ele tome uma decisão, ela é automaticamente descartada.

Outro caso absurdo é o serviço oferecido pela empresa Barracuda. No dia de hoje, 2 de setembro de 2011, são 141 mensagens como as que reproduzo a seguir:

  (host mx.unifei.edu.br[200.131.128.25] refused to talk to me: 554
  Service unavailable; Client host [www.dicas-l.com.br] blocked using Barracuda
  Reputation; http://bbl.barracudacentral.com/q.cgi?ip=173.212.215.234)

Eles fornecem um endereço para requisição de retirada do endereço da lista deles, mas ninguém responde, não existe um lugar para acompanhar o andamento do pedido. E pior, eles recomendam o cadastramento no serviço Emailreg.org, e afirmam que respeitam a avaliação deste site. Paguei 20 dólares pelo registro mas isto não mudou em nada a minha situação.

E ao que parece, não estou sozinho neste problema. No texto Problems with Barracuda blacklist, Andrew Daviel faz um relato longo e detalhado da maneira pela qual a empresa Barracuda lida com reclamações. Muito oportunamente, ele relata que, em uma ligação ao serviço de helpdesk da empresa ele obteve a informação de que os métodos de filtragem de spam da empresa eram proprietários e que o serviço de suporte era exclusivo para clientes (e não para as vítimas). (The helpdesk staff were polite but unable to help, and a tech support person said, basically, that their methods were proprietary and that the customer support line was for customers (not victims).

Não há como negar, a melhor forma de combater spam é desativar o seu serviço de email. Mas é isto que você quer? Como usuário do serviço de email do Yahoo, você se sente confortável em saber que suas mensagens são recusadas com base em um software defeituoso e falho? Só para lembrar, eu implementei TODAS as recomendações que o Yahoo recomenda para atestar a legitimidade de um serviço de envio de emails. Não adiantou.



Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida