De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


Aumentando a segurança de seu shhd_config

Colaboração: Matheus Lamberti de Abreu

Data de Publicação: 17 de Agosto de 2006

Devido o ssh em sua porta padrão ser alvo de ataques de brute-force abaixo segue alguns itens de configuração para o sshd_config que melhoram a segurança e diminuem a incidência dos ataques. Os itens a serem modificados são:

Port 2222

Mudando a porta os 'robozinhos' de brute-force já vão demorar mais para descobrir você

ListenAddress 192.168.1.1

Faça com que o sshd ouça somente na sua interface interna, fazendo depois um 'forward' da porta 2222 (por exemplo) para sua interface interna

LoginGraceTime 1m
PermitRootLogin no
StrictModes yes
MaxAuthTries 2

Essas quatro opções vão diminuir o número de tentativas que o atacante poderá ter, além de cortar a conexão caso não seja digitado nada em 1 min.

PermitTunnel no

Evita que seja criados tuneis ssl

MaxStartups 5:80:10

Aqui está o pulo do gato, após 5 sessões não autenticadas 80% das conexões do IP são recusadas e quando o número de sessões não autenticadas chegar a 10 todas as tentativas de conexões do IP serão recusadas.



Veja a relação completa dos artigos de Matheus Lamberti de Abreu