você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

audio-recorder - gravação do áudio do desktop

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 03 de setembro de 2018

Antes da dica de hoje, um breve anúncio. No dia 4 de setembro, às 12h, serão abertas as inscrições para mais uma turma do curso Programação Shell Linux, de autoria do Prof. Julio Neves.

Saiba mais


Para aproveitar momentos no trânsito, nas minhas caminhadas diárias e outras tarefas diárias, para aprender coisas novas, eu geralmente baixo vídeos da internet e extraio o vídeo, para ouvir em um dispositivo Apple Ipod Shuffle (que infelizmente não é mais comercializado).

Muitas vezes, fazer isto não é tão simples, muitos produtores de conteúdo colocam barreiras para impedir que seus vídeos sejam baixados. Uma alternativa então é você tocar o vídeo inteiro e ter um aplicativo que grave o som que for gerado.

Existem muitas maneiras de se fazer isto, mas a minha preferida é com o aplicativo audio-recorder.

A interface do programa é bastante simples, basicamente você precisa apenas clicar no botão Iniciar Gravação no canto superior esquerdo da tela do aplicativo:

Pela minha experiência, o aplicativo funciona muito bem por padrão, sem a necessidade de se especificar parâmetros adicionais. Entretanto, eu acho interessante configurar a pasta onde os arquivos gravados serão salvos. Para tal, clique sobre o botão Configurações adicionais, no canto inferior direito:

Na próxima tela, na opção Nome da pasta, selecione o diretório de sua preferência para gravação dos áudios. Em meu caso, eu selecionei a pasta Audio.

Quanto ao uso é isto, não tem mistério. Vamos ver agora como instalar o programa audio-recorder, visto que ele não integra a distribuição padrão de sistemas Debian e derivados.

Se o seu sistema for Ubuntu 15.04 ou inferior:

sudo add-apt-repository ppa:osmoma/audio-recorder
sudo apt-get update
sudo apt-get install audio-recorder

Se o seu sistema for Ubuntu 15.04 ou superior:

sudo add-apt-repository ppa:audio-recorder/ppa
sudo apt-get update
sudo apt-get install audio-recorder

PPA: A sigla PPA significa Personal Package Archives, ou seja, são repositórios de software oferecidos pela comunidade, não fazendo parte da distribuição padrão do sistema. Muitos softwares são distribuídos desta forma. Neste caso o que fizemos foi integrar um destes repositórios ao nosso sistema, fazendo com que a lista de aplicativos distribuídos desta forma possam ser consultados e instalados normalmente.



Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida