você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

Aria2, download de qualquer coisa...

Colaboração: Cesar Brod

Data de Publicação: 08 de fevereiro de 2013

Eu ainda tenho mania de linha de comando. Acho muito mais simples ter um navegador e um terminal abertos e, ao ver, por exemplo, um arquivo que desejo baixar, colar o link na linha de comando logo após digitar aria2c. O aria2 não quer nem saber. Ele vai fazer o download de praticamente qualquer coisa que você colocar após o aria2c.

Pra começar a brincar, instale o aria2 no Linux Mint, Ubuntu ou outra distribução da digníssima família Debian com o comando:

  sudo apt-get install aria2

(aceite as sugestões de instalação de eventuais prerrequisitos)

Alguns exemplos, extraídos diretamente da página do projeto:

Para um download simples, via http:

  $ aria2c http://example.org/mylinux.iso

Para dois downloads simultâneos, um via ftp e outro via http

  $ aria2c http://a/f.iso ftp://b/f.iso

Que tal abrir dois sockets com o servidor onde está o arquivo que você deseja (em muitos casos a velocidade de download será maior quanto mais sockets você abrir, até um determinado limite que vai depender da sua velocidade de conexão)?

  $ aria2c -x2 http://example.org/mylinux.iso

Torrents? Funciona:

  $ aria2c 'magnet:?xt=urn:btih:248D0A1CD08284299DE78D5C1ED359BB46717D8C'

Quer mais? Imagina que você tem uma conexão muito lenta e fica guardando em um arquivo texto todos os arquivos que quer deixar baixando na madrugada. Não importa se eles estão em sites http, ftp, torrents, etc... Basta botar o aria2 para rodar na hora em que você for dormir:

  $ aria2c -i uris.txt

Na página do projeto você encontra mais informações e projetos relacionados, inclusive uma interface web para o aria2.

Cesar Brod votou em Paulo Paim para o senado e está profundamente arrependido por ter desperdiçado seu voto no senador gaúcho que ajudou a eleger Renan Calheiros para a presidência do Senado.

Cesar Brod ministra cursos in-house adequados à necessidade de sua empresa, além de atuar como coach de equipes ágeis. Visite nosso portal para saber mais ou entre em contato diretamente com o autor para mais informações.



Veja a relação completa dos artigos de Cesar Brod