De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


A técnica Pomodoro

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 15 de fevereiro de 2016

Uma técnica para gerenciamento de tempo simples e ao mesmo tempo muito poderoso, é a técnica Pomodoro. Esta técnica foi desenvolvida no final dos anos 80 por Francesco Cirillo.

Francesco, depois de muita pesquisa, criou esta técnica para melhorar os seus próprios hábitos de estudo. Nos anos 90 esta técnica se propagou para o meio profissional nas empresas.

A técnica consiste em dividir o tempo em fatias de 25 minutos chamada pomodoros. Durante estes 25 minutos a pessoa deve se concentrar exclusivamente na tarefa prioritária e apenas a ela. Nada de verificar o email, dar uma olhadinha no Facebook, consultar o twitter ou olhar pela janela.

Ao final dos 25 minutos, a pessoa pode relaxar por uns cinco a dez minutos, levantar, andar, conversar rapidamente com os amigos e, caso necessário, iniciar um novo periodo de 25 minutos, um outro pomodoro, e assim por diante, até que a tarefa seja completada.

Realmente, parece muito simples, mas é impressionante a quantidade de trabalho que podemos realizar em 25 minutos, quando toda a nossa atenção está voltada para um único assunto. Esta técnica serve para o trabalho e para o estudo.

O monitoramento do tempo pode ser feito com timers de cozinha, com aplicativos para dispositivos móveis como cronometros, e existe até mesmo uma extensão para o browser Google Chrome, chamada Simple Pomodoro.

Não deixe a simplicidade desta técnica te enganar, experimente e verá que os resultados são fantásticos.

Saiba mais

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida