você está aqui: Home  → Arquivo de Mensagens

A técnica Pomodoro

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 15 de fevereiro de 2016

Uma técnica para gerenciamento de tempo simples e ao mesmo tempo muito poderoso, é a técnica Pomodoro. Esta técnica foi desenvolvida no final dos anos 80 por Francesco Cirillo.

Francesco, depois de muita pesquisa, criou esta técnica para melhorar os seus próprios hábitos de estudo. Nos anos 90 esta técnica se propagou para o meio profissional nas empresas.

A técnica consiste em dividir o tempo em fatias de 25 minutos chamada pomodoros. Durante estes 25 minutos a pessoa deve se concentrar exclusivamente na tarefa prioritária e apenas a ela. Nada de verificar o email, dar uma olhadinha no Facebook, consultar o twitter ou olhar pela janela.

Ao final dos 25 minutos, a pessoa pode relaxar por uns cinco a dez minutos, levantar, andar, conversar rapidamente com os amigos e, caso necessário, iniciar um novo periodo de 25 minutos, um outro pomodoro, e assim por diante, até que a tarefa seja completada.

Realmente, parece muito simples, mas é impressionante a quantidade de trabalho que podemos realizar em 25 minutos, quando toda a nossa atenção está voltada para um único assunto. Esta técnica serve para o trabalho e para o estudo.

O monitoramento do tempo pode ser feito com timers de cozinha, com aplicativos para dispositivos móveis como cronometros, e existe até mesmo uma extensão para o browser Google Chrome, chamada Simple Pomodoro.

Não deixe a simplicidade desta técnica te enganar, experimente e verá que os resultados são fantásticos.

Saiba mais



 

 

Veja a relação completa dos artigos de Rubens Queiroz de Almeida

Opinião dos Leitores

Tafarel Carvalho
15 Fev 2016, 16:50
Sempre usei uma técnica parecida mas é de 45min para 15min de descanso. : )
Rubens Queiroz de Almeida
15 Fev 2016, 08:52
Olá Márcio, que coincidencia, eu também fiz este curso, excelente por sinal. Também foi lá que ouvi falar da técnica pomodoro pela primeira vez. Um abraço e obrigado por seu comentário.
Marcio
15 Fev 2016, 08:48
Oi Rubens
A primeira vez que vi esta técnica foi no curso "Learning How to Learn" no Coursera, com professora Barbara Oakley e constatei que realmente funciona.
O seu texto "Aprender a Aprender" que conheci há muitos anos atrás também me ajudou muito, obrigado.
*Nome:
Email:
Me notifique sobre novos comentários nessa página
Oculte meu email
*Texto:
 
  Para publicar seu comentário, digite o código contido na imagem acima
 


Powered by Scriptsmill Comments Script