Acesso direto ao conteúdo

você está aqui: Home  → Agenda Livre

Se você tem um problema, eu tenho a solução

Por Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 15 de Agosto de 2019

Deixa eu te contar uma historinha que aconteceu comigo em 1992, 27 anos atrás. Era uma sexta-feira, por volta das 18h e eu estava me preparando para ir embora quando entrou na minha sala um analista de desenvolvimento para pedir alguma coisa, que não me lembro mais o que era. Conversando um pouco mais, descobri que ele e sua equipe iriam passar o final de semana alterando centenas de arquivos de um sistema de informação. Um trabalho insano, que consumiria dezenas de horas. Perguntando um pouco mais, vi que um simples laço de programação shell com o comando sed daria conta muito rapidamente de toda a tarefa. Fiz um backup dos arquivos originais e, com a permissão do analista, rodei o script em shell (4 linhas) e fiz em alguns minutos o trabalho que ele havia planejado para todo um final de semana.

Cara, virei um herói, o analista não acreditava, pensava que era mágica. Bom, mágica é tudo aquilo que a gente não entende, mas este tipo de coisa é feito a todos os momentos com recursos da shell Linux. É simples, mas não é fácil, você tem que investir em estudo, ler, procurar os mestres do assunto e aprender com eles. Em sistemas GNU/Linux tarefas como editar centenas de arquivos, enviar mensagens para milhares de pessoas, realizar backup incremental de centenas de equipamentos, procurar por padrões de textos em arquivos, e muito mais, não tem mistério algum.

Uma das coisas que eu sempre gostei muito de fazer é resolver problemas. Na minha longa carreira como profissional de tecnologia da informação eu sempre dizia para as pessoas: "Se você tem um problema, eu tenho a solução". Mesmo quando não tinha, porque então eu ia estudar, perguntar para quem sabe, para finalmente chegar na solução. É claro que isto sempre envolvia muito estudo, uma atividade que eu adoro fazer. Esta minha atitude, de aprender e ajudar as pessoas, trouxe muitas recompensas inesperadas na minha vida profissional. Fui convidado a dar palestras em praticamente todo o Brasil e também no exterior, publiquei livros e consegui progredir muito na carreira. Tem sido uma jornada muito gratificante.

Mas de verdade, estudar vale a pena? Veja só o que o Prof. Julio Neves me contou sobre um de seus ex-alunos:

Um ex-aluno meu me enviou um email algum tempo atrás para contar uma história pessoal muito legal. Ele estava querendo trocar de emprego, para ficar mais perto de casa e ficou sabendo que uma grande empresa, a 3 quadras da sua casa, estava precisando de um DBA. Entregou seu currículo, passou por uma entrevista técnica e poucos dias depois foi contratado. Mas sabe o que fez toda a diferença, em relação aos outros bons candidatos? Ele sabia programar em shell, foi isto que pesou mais na balança. O gerente que o contratou disse que já tinha mandado um funcionário fazer treinamento comigo, o que melhorou muito seu nível técnico. Seu novo chefe continuou dizendo que quando esse seu funcionário entrava de férias, ele ficava apavorado por não ter quem substitui-lo e o simples fato dele conhecer essa linguagem, o tornaria automaticamente o seu backup, já que havia muita coisa automatizada em Shell.

É isto que eu estou te oferecendo hoje, a oportunidade de aprender com o maior conhecedor de programação shell Linux que eu conheço, o Professor Julio Neves. Nós montamos um curso muito completo sobre Programação Shell Linux e as inscrições ainda estão abertas, mas apenas para quem está decidido a progredir na carreira e se tornar um profissional de valor, disputado pelo mercado. Você se enquadra neste perfil? Espero que sim 😉

Ao clicar no botão abaixo você será direcionado para uma página onde tem um vídeo em que eu explico tudo sobre o curso e esclareço as dúvidas mais comuns que nos foram enviadas nas edições anteriores do curso.

P.S.:

  1. Quer conhecer melhor a gente? Faça uma consulta no Google com os termos Julio Cezar Neves e Rubens Queiroz de Almeida
  2. Se preferir, escreva para nós no endereço educacao@dicas-l.com.br ou nos envie uma mensagem via WhatsApp: +55 19 997575191.

 

 

Programação de eventos

[2016] [2015] [2014] [ 2013] [2012] [2011] [2010] [ 2009] [2008]