Acesso direto ao conteúdo

você está aqui: Home  → Agenda Livre

Palestras Unicamp - Desenvolvimento Mobile e desktop utilizando Qt e Bluetooth no Linux

Por Islene Calciolari Garcia

Data de Publicação: 18 de Outubro de 2010

O Instituto de Computação da Unicamp, nos Seminários de Pós-Graduação sobre Software Livre, oferece nesta semana, nos dias 20 e 21 de outubro, as palestras Desenvolvimento mobile e desktop utilizando Qt e Bluetooth no Linux.

Palestra: Desenvolvimento mobile e desktop utilizando Qt, por Artur Duque de Souza
Data: Quarta-feira, 20 de outubro, às 16:00
Local: Sala CB04, do Ciclo Básico

Palestra: Bluetooth no Linux, por Gustavo Padovan e Johan Hedberg
Data: Quinta-feira, 21 de outubro, às 16:00
Local: Sala CB14, do Ciclo Básico

Não é necessário se inscrever, a participação nas palestras é gratuita

Como chegar: http://www.panoramio.com/photo/1844943

Desenvolvimento mobile e desktop utilizando Qt, por Artur Duque de Souza

Dia: 20/10 (quarta-feira) Horário: 16:00 Local: CB04

O Qt (http://qt.nokia.com) é um toolkit de desenvolvimento que foi originalmente criado pela empresa Trolltech em 1995. Ele é utilizado por diversas empresas de diversos segmentos como Google, Skype, Volkswagen, Epson, HP, entre outras. Em 2007 a Nokia comprou a Trolltech e começou a portar o famoso toolkit, que já era amplamente utilizado em diversos projetos open source, para as plataformas mobile facilitando (e muito) o desenvolvimento para essas plataformas.

Esse toolkit oferece importantes ferramentas para trabalharmos com rede, threads, UI (canvas e interfaces tradicionais) e multimídia. Vale a pena lembrar que ele é multi plataforma o que significa que o desenvolvedor escreve o código apenas uma vez, compilando para as diferentes plataformas suportadas (Linux, Windows, OSX, Symbian e Maemo/MeeGo). Como dito anteriormente, por se tratar de código compilado as aplicações rodam nativamente nas plataformas, tendo uma performance melhor que aquelas que rodam interpretadas ou em uma máquina virtual.

Nesta palestra, pretende-se mostrar um pouco do Qt, como ele tira o "peso" do C++ dos ombros do desenvolvedor, falar um poucos sobre os projetos que o utilizam e também mostrar um pouco de sua SDK. É importante dizer que tudo que o Qt oferece é LGPL, permitindo grande liberdade aos desenvolvedores de aplicativos (desktop e mobile).

Palestrante

Artur Duque de Souza é formado em Engenharia de Computação pela UNICAMP(EC02). Trabalhou na IBM (Linux Technology Center) e hoje trabalha para o INdT (Instituto Nokia de Tecnologia), onde desenvolve soluções mobile baseadas em software livre.

Desenvolvedor open source desde 1997, é contribuidor ativo do KDE (http://www.kde.org) além de ter contribuido com diversos outros projetos como MythTV, MPlayer e Maemo. E sim, ele usa e gosta de Slackware :)

Bluetooth no Linux, por Gustavo Padovan e Johan Hedberg

Dia: 21/10 (quinta-feira) Horário: 16:00 Local: CB14

Essa palestra tem como proposta mostrar como é a implementação do da pilha de Bluetooth no Linux Primeiramente vamos falar um pouco da tecnologia Bluetooth e sua história, após isso mostramos o funcionamento do Bluetooth Linux, falando do subsistema de Bluetooth dentro do kernel do Linux, e no espaço de usuário, formalmente chamada de BlueZ. A pilha é extensa e interage com diversos outros subsistemas num sistema Linux como quase nenhum outro subsistema no Linux. Serão cobertos também as novas tecnologias introduzidas no Bluetooth recentemente, como o Bluetooth Low Energy que vai permitir dispositivos como relógio de pulso usarem Bluetooth; Bluetooth High Speed tecnologia que usará o rádio 802.11 pra aumentar significativamente a velocidade de tranferencia; e o Health Device Profile para transmitir dados médicos.

Palestrantes

Gustavo F. Padovan: Aluno de Ciência da Computação na Unicamp, membro do GPSL. É mantenedor do subsistema de Bluetooth no Kernel Linux. Além disso é desenvolvedor do BlueZ e oFono. Trabalha na ProFUSION embedded systems.

Johan Hedberg: Trabalha para a Nokia Finlândia onde é mantenedor e desenvolvedor do BlueZ há alguns anos. Seu time na Nokia é responsavel pela infraesturura de Bluetooth no antigo Maemo e no MeeGo.

Importe este compromisso para sua agenda do Google, Kolab, etc
Formato CSV Formato iCal

 

 

Programação de eventos

[2016] [2015] [2014] [ 2013] [2012] [2011] [2010] [ 2009] [2008]