Acesso direto ao conteúdo

você está aqui: Home  → Agenda Livre

Palestra na Unicamp - Embaralhando Cartões

Por Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 17 de Agosto de 2010

O Centro de Computação da Unicamp estará promovendo, no dia 20 de agosto, às 14h, a palestra Embaralhando Cartões.

Data: 20 de agosto de 2010
Horário: 14 às 17h
Local: Auditório do Centro de Computação da Unicamp
Mapa de Acesso: http://miud.in/9to (Google Maps)
Inscrições: http://www.rau-tu.unicamp.br/seven/subscribe.php?e_type=lecture

As inscrições são gratuitas

Resumo: Você já teve que reordenar cartões perfurados depois que o elástico que os mantinha unidos arrebentou? Rubens Queiroz e Cesar Brod já. E quem colocou o elástico podre nos cartões, só de sacanagem, foi o Franklin Carvalho. Houve uma época em que programas de computadores eram armazenados em pilhas de cartões perfurados, em que sistemas operacionais eram residentes em fita magnética e que uma memória de 16K era um luxo. Nesta época, porém, era comum aos que trabalhavam com estas máquinas livremente trocarem os programas entre si, sem pensar muito em filosofia, mas apenas porque isto era algo absolutamente natural. Que tal ouvir um pouco destas histórias e entender o quanto esta época do computador à lenha influenciou a forma de trabalho e o pensamento de Rubens, Franklin e Cesar? Uma conversa aberta, contando com as perguntas da plateia, mediada por Joice Käfer.

Palestrantes

Franklin Carvalho é sócio-proprietário da Pimenta Comunicação e foi o criador e editor da Revista do Linux. Usuário e incentivador do software livre desde sempre, Franklin é, talvez, um dos principais responsáveis pela disseminação desta opção tecnológica no Brasil.

Cesar Brod é sócio-proprietário da BrodTec, consultor de tecnologia, coordenador de temário da Latinoware e tradutor dos livros de Frederick Brooks Jr. Conheceu o Linux em 1992 e nunca mais deixou de usar o sistema. Mas antes disso ele chegou até a programar em assembler IBM/370.

Rubens Queiroz é o criador e mantenedor da Dicas-L e também programou em assembler IBM/370 e Fortran, na época dos cartões perfurados.

Importe este compromisso para sua agenda do Google, Kolab, etc
Formato CSV Formato iCal

 

 

Programação de eventos

[2016] [2015] [2014] [ 2013] [2012] [2011] [2010] [ 2009] [2008]