Acesso direto ao conteúdo

você está aqui: Home  → Agenda Livre

Concurso Robocode no Brasil

Por Eduardo Coppo

Data de Publicação: 19 de Julho de 2010

O Robocode é uma ferramenta de código aberto desenvolvido em Java pela AlphaWorks, uma divisão da IBM voltada à difusão de novas tecnologias de desenvolvimento. O projeto visa introduzir iniciantes em programação no mundo da orientação a objeto. Os usuário implementam métodos em seus robôs, programando seu comportamento com base nos eventos que ocorrem com este seu robô. A linguagem utilizada para a programação é Java, com uma API com comandos pré-definidos, tais como: "vá para a frente" ou "vá para a trás". O intuito é introduzir conceitos do básico até ao avançado de uma forma transparente e motivadora. Entre os conceitos que podem ser trabalhados com o Robocode estão: criação de classes, classes estendidas, herança, polimorfismo, multi-thread, estruturas de repetição e estruturas condicionais. Além dos conceitos da linguagem e de orientação à objetos, o uso da ferramenta Robocode apóia o raciocínio lógico e matemático.

Há vários torneios ao redor do mundo baseados em Robocode: Tailândia, Bélgica, Austrália e Nova Zelândia são alguns dos países. Mas o país onde o torneio é mais reconhecido é a Irlanda. No Brasil já foram realizados alguns torneios, como nas universidades: UFC e UFMA. Não foi identificado nenhum torneio mais longo e que busque um escopo maior que a própria universidade onde ocorreu.

O Torneio Robocode do Laboratório de Informática, Aprendizagem e Gestão (LIAG) da Faculdade de Tecnologia (FT/UNICAMP) busca divulgar ainda mais essa ferramenta, explorando o seu potencial para atrair alunos do nível superior a buscar um maior conhecimento nas tecnologias envolvidas: orientação à objetos, Java, algoritmos, etc. O torneio também se preocupa com a qualidade do software construído, tendo regras específicas para este fim.

Todas as informações correlacionadas ao torneio, incluindo suas regras, as datas das partidas, etc., estão disponíveis no site: http://www.ft.unicamp.br/liag/robocode/.

O torneio Robocode do LIAG tem uma meta ambiciosa: seu objetivo é ser uma semente para um torneio nacional na área, similar ao que ocorre na Irlanda. Assim, as inscrições são abertas, não se restringindo apenas a times da universidade: já existem dois grupos inscritos externos à UNICAMP hoje. O torneio ocorrerá ao longo do ano, viabilizando um aprendizado mais distribuído ao longo do período, viabilizando um maior conhecimento ao final das tecnologias envolvidas. Além das disputas locais, está sendo aberta uma possibilidade de torneios descentralizados filiados, que servirão como seletivas para uma grande final na FT (já existem duas escolas técnicas negociando esse tipo de filiação). Para aumentar a motivação, o torneio irá distribuir prêmios, em especial um treinamento oferecido pela Dextra empresa que está apoiando o torneio.

Importe este compromisso para sua agenda do Google, Kolab, etc
Formato CSV Formato iCal

 

 

Programação de eventos

[2016] [2015] [2014] [ 2013] [2012] [2011] [2010] [ 2009] [2008]