Acesso direto ao conteúdo

você está aqui: Home  → Agenda Livre

Latinoware 2010 terá palestras sobre as principais tendências do mercado digital

Colaboração: Marcos Siríaco Martins

Data de Publicação: 17 de Julho de 2010

A sétima edição da Conferência Latino-Americana de Software Livre, que será realizada entre os dias 10 e 12 de novembro, em Foz do Iguaçu, será um ponto de encontro para o debate sobre o desenvolvimento e o uso do software livre, baseado nas principais tendências do mercado digital.

Durante a Conferência, serão realizadas cerca de 100 palestras, que terão como temas centrais: Redes Sociais; Desenvolvimento Ágil; Modelos de Negócios; Acessibilidade e Mobilidade; e Computação em Nuvem. Essa matriz de temas permitirá o cruzamento com assuntos específicos, tais como: linguagens e frameworks de programação; ambientes desktop; geoprocessamento; computação gráfica e jogos; distribuições Linux; e virtualização.

O cruzamento de temas como, por exemplo, Geoprocessamento e Redes Sociais, resultará na realização de palestras sobre aplicações que permitem a interação entre pessoas por meio de mapas na web. Outro exemplo é a junção dos temas computação em nuvem com virtualização, em que será possível discutir a infraestrutura para um novo ambiente de oferta de aplicações através da web.

Além disso, a Latinoware segue com o seu foco de promover a integração tecnológica entre os países da América Latina, apresentando casos de sucesso que possam ser replicados em diferentes países. A Latinoware é um evento que demonstra os esforços de todos em desenvolver e utilizar tecnologias livres como mais uma ferramenta de integração dos povos latino-americanos , afirma a Superintendente de Informática da Itaipu Binacional, Marli Portela.

Estrutura

Durante os três dias do evento, a Latinoware 2010 deverá reunir cerca de 2.500 participantes, entre usuários, pesquisadores, profissionais, professores e acadêmicos que utilizam ou desenvolvem sistemas baseados na tecnologia livre.

Para atender esse público, o evento será realizado em um novo ambiente, dentro da área do Parque Tecnológico Itaipu (PTI). Trata-se do espaço onde, na década de 80, era o restaurante dos operários que construíram a Usina Hidrelétrica de Itaipu.

Assim como a atual estrutura do PTI, que já serviu de alojamento dos barrageiros, a antigo restaurante está sendo reformado. A inauguração desse espaço, que faz parte do projeto de expansão do Parque, ocorrerá com a realização da Latinoware 2010.

Ao todo, são 1.650 m², divididos entre espaço para exposição, com cerca de 900 m², quatro salas para palestras, cada uma com capacidade de 100 pessoas, e salas de apoio. Além disso, também serão utilizados os espaços do Centro de Treinamento da Itaipu, que compreende o Cineteatro dos Barrageiros, um auditório para 120 pessoas e quatro laboratórios de informática, onde serão realizados os minicursos.

Informações: www.latinoware.org

Marcos Siriaco Martins.
Empresa: Itaipu Binacional
Time de Coordenacação da Latinoware
Coordenador do Projeto de Software Livre Itaipu
Coordenação do PSL- Trinacional.
siriaco@latinoware.org

Importe este compromisso para sua agenda do Google, Kolab, etc
Formato CSV Formato iCal

 

 

Programação de eventos

[2016] [2015] [2014] [ 2013] [2012] [2011] [2010] [ 2009] [2008]