Criando dvd's ou cd's de video autoexecutável para Windows
Colaboração: Bruno Buys
Data de Publicação: 28 de Abril de 2007
Essa receita de bolo eu desenvolvi porque estava atrás de uma maneira de tocar no Windows os vídeos que eu capturava em meu computador Debian, com o mencoder e o streamer. Talvez por incompatibilidade dos codecs, fazer os arquivos abrirem no Windows era sempre problemático, e nem sempre era possível instalar o mplayer para win.
Bom, o jeito era salvar uma cópia do mplayer na própria mídia, o que poupava o trabalho, além de permitir a funcionalidade de 'autoplay' sem ter que adivinhar onde o win guardava o software certo para tocar os arquivos. Como o mplayer é licenseado sob a GPL, não há problema algum em distribuí-lo :)!
Mas chega de papo:
- Baixe uma cópia do mplayer pra win (do espelho americano)
wget -c http://www3.mplayerhq.hu/MPlayer/releases/win32/MPlayer-1.0rc1-gui.zip
- Deszipe
unzip MPlayer-1.0rc1-gui.zip
- Isso cria a pasta MPlayer-1.0rc1-gui. Mude para ela:
cd MPlayer-1.0rc1-gui
- Crie o arquivo 'autorun.inf':
echo "[autorun]" > autorun.inf echo "open=autorun.bat" >> autorun.inf echo "icon=gmplayer.exe" >> autorun.inf
- Crie o arquivo 'autorun.bat', com essa linha:
echo "gmplayer video/*avi" > autorun.bat
OBS - Essa linha diz para o mplayer tocar todos os arquivos .avi que estão no dir video/. Se quiser ser menos seletivo, ou se você tem arquivos de extensões diferentes, use algo como:gmplayer video/*.*
- Crie o diretório que vai abrigar os seus vídeos
mkdir video
E salve aí todos os vídeos que você quer passar para a mídia. - E pronto! Agora grave na mídia virgem o conteúdo do diretório MPlayer-1.0rc1-gui, usando o seu programa preferido. Não é preciso gravar a pasta MPlayer-1.0rc1-gui em si, somente o conteúdo dela. Lembre-se de pedir uma compilação de dvd *de dados*, não de vídeo.
Um pouco mais de controle:
No diretório mplayer/ você encontra alguns arquivos de configuração que podem ajudar a controlar o mplayer durante a execução dos vídeos. O meu mplayer.conf fica assim:
Define uma fonte para legendas, se existirem. Verifique antes se esse caminho está correto (eu não faço idéia de quanto o win padroniza isso):
font=C:\Windows\Fonts\ARIAL.TTF
Esse argumento faz com que o mplayer abra os vídeos em tela cheia por default.
fs=yes
Permite mudar de modos de vídeos. Ajuda a resolver problemas.
vm=yes
Permite que o mplayer perca frames, se o computador não for muito rápido, ou se estiver muito ocupado. Perder frames não é a melhor coisa do mundo, mas ajuda o mplayer a rodar.
framedrop=yes
OBS 1 - Eu testei com arquivos .avi, mas não há motivo para não funcionar com qualquer outro tipo de arquivo que o mplayer possa abrir. Mais detalhes sobre formatos suportados em http://www.mplayerhq.hu/design7/info.html.
OBS 2 - O dvd criado assim pode ser usado em qualquer outro OS que leia volumes iso9660 (o sistema de arquivos do dvd/cd). Basta ir até o diretório video/ e executar os arquivos. A funcionalidade autoplay e o mplayer instalados, porém, são só pra win.