Dicas simples de segurança no webmail
Colaboração: Fabricio Paschoal
Data de Publicação: 13 de Setembro de 2007
Irei comentar aqui algumas dicas simples de segurança que considero muito importantes quando se acessa um webmail.
- Procure não acessar seu webmail através de links recebidos por programas de mensagens instantâneas ou e-mail (Digite você mesmo o endereço do seu webmail na barra de endereços do seu browser para garantir que está acessando o endereço real. Ex. www.gmail.com) (Atualmente existem vários clones de páginas oficiais que servem para roubo de informações)
- Sempre verifique se na tela de login do webmail existe o https:// na barra de endereços do navegador, para que você esteja em uma página segura, impedindo que seus dados sejam interceptados durante o login.
No caso do Gmail e Yahoo!, o https aparece automaticamente, mas no Hotmail é preciso clicar em [ Usar segurança aprimorada ], que fica logo abaixo do botão entrar.
A maioria dos serviços de e-mail no Brasil ainda não implementaram o protocolo https, que se encarrega de fazer a criptografia dos dados. Nestes casos, não existe uma forma segura de se efetuar o login.
Assim que o login é efetuado, os serviços de e-mail encerram a sessão segura, redirecinando a página do webmail para uma conexão aberta novamente (http).
Dica para usuários do Gmail
Após o login, caso você queira continuar em ambiente seguro (https), basta colocar a letra "s" após o http na barra de endereços do navegador e pressionar enter. Desta forma, toda sua sessão no webmail voltará a ser segura; Essa prática é bastante interessante, principalmente para quem utiliza o serviço de chat do Gmail.
Vale lembrar que sempre que terminar de utilizar o webmail é muito importante efetuar o logoff do sistema, para não correr o risco de outro usuário reaproveitar sua sessão.
Caso alguém tenha informações que possam complementar estas práticas, por favor postem nos comentários do Dicas-L.