Desenvolvendo Aplicações para celular com J2ME
Colaboração: Fernando Costa
Data de Publicação: 25 de Outubro de 2007
Um cliente me pediu um desenvolvimento de aplicações para SmartPhones e me deu como opção um BlackBerry e o Nokia E61, dois excelentes aparelhos, os dois são práticos e como o público alvo da aplicação são pessoas com mais de 40 anos, e por isso eu não estava certo se eles iriam utilizar, mas aparentemente esta sendo muito bom.
Algumas características dos aparelhos:
BlackBerry:
- o gateway de conexão com a internet é a própria RIM (não me agradou saber disso);
- o mouse é um botão de rolagem, a princípio é a coisa mais estranha do mundo parece que você não vai se acostumar, mas com pouco tempo de uso(pouco mesmo), você acaba se adaptando e ele se torna muito prático e você consegue usar quase tudo com uma única mão sem dificuldade;
- o navegador eu achei muito ruim, ele não trabalhava direito com JavaScript, não aceitava iframe, etc. parece ser bem limitado;
Nokia E61:
- Sistema operacional: Symbian (é um linux);
- Navegador é o opera (é fantástico, aceita tudo, e a tela útil parece maior que o blackberry);
- Possui suporte a um telefone IP via protocolo SIP, este eu não consegui testar até hoje;
- Suporta Conexão Wifi e Bluetooth;
- Cartão Mini SD hotswap;
- Roda aplicações J2ME;
Para este cliente acabei reaproveitando um código e o sistema adaptado foi todo via WEB (PHP), mas com o incentivo de um professor (Jordan - www.webpack.com.br ) acabei fazendo alguma brincadeira com o J2ME.
Primeiro quero deixar bem claro que eu tenho aversão a JAVA, para mim não existe nada tão ruim para o desenvolvedor pode ser a melhor coisa do mundo, mas para o usuário final é uma naba, trava mais que windows, é mais lento que 286, etc não vem ao caso, mas tenho que concordar que se ele roda bem nos celulares podemos e devemos usar esta linguagem.
Para quem quer desenvolver aconselho utilizar o ECLIPSE com o Wireless Toolkit, partindo do ponto que você já instalaou estas ferramentas, siga os passos abaixo:
- Abra o Eclipse;
- Clique em New , Other , e selecione o item JAVA MIDLET SUITE ;
- Avance no wizard do novo projeto até o fim;
- Com um clique no o botão direito sobre o novo projeto, clique em New , Other , e selecione o item JAVA MIDLET - Não é o midlet suite!!;
- Avance no wizard do novo midlet até o fim;
- Cole o teste abaixo, se for preciso mude o nome da classe teste para o nome da sua classe java midlet:
import javax.microedition.lcdui.*; import javax.microedition.midlet.*;public class teste extends MIDlet implements CommandListener { private Display theDisplay; private TextBox txbMensagem; private Ticker tick; private Form form1; private TextField texto1, texto2; private Command autenticar; private Alert alert; public void teste() { theDisplay = Display.getDisplay(this); texto1 = new TextField( Nome: , ,20,TextField.ANY); texto2 = new TextField( Senha: , ,15,TextField.PASSWORD); form1 = new Form( Autenticação ); form1.append(texto1); form1.append(texto2); tick = new Ticker( Mensagem rolando ); form1.setTicker(tick); autenticar = new Command( OK ,Command.OK,0); form1.addCommand(autenticar); form1.setCommandListener(this); theDisplay.setCurrent(form1); } protected void destroyApp(boolean arg0) throws MIDletStateChangeException { // TODO Auto-generated method stub } protected void pauseApp() { // TODO Auto-generated method stub } protected void startApp() throws MIDletStateChangeException { this.teste(); } public void commandAction(Command cmd, Displayable arg1) { // TODO Auto-generated method stub if (cmd == autenticar){ if(texto1.getString().equalsIgnoreCase( aaa )){ txbMensagem = new TextBox( autenticado , ",15,0); theDisplay.setCurrent(txbMensagem); }else{ alert=new Alert( Atenção , nome inválido ,null,null); alert.setTimeout(5000); tick=new Ticker( bé! senha errada ); alert.setTicker(tick); theDisplay.setCurrent(alert); } } } }
Agora para rodar este código no emulador é só clicar com o botão direito em cima da classe e logo em seguida nos botões RUN AS e EMULATED J2ME MIDLET .
Legal né? fácil? também achei Para publicar o código em seu celular é simples siga os passos:
- Botão direito em cima do projeto;
- Clique em J2ME e CREATE PACKAGE ;
- Agora é só copiar o .JAD e o .JAR que estão dentro da pasta deployed, dentro da pasta do projeto no workspace do eclipse para dentro do celular e instalar :)
Fonte: http://www.fernandocosta.com.br/2007/09/15/desenvolvendo-aplicacoes-para-celular-com-j2me/