Yandex Browser - O Navegador Russo de Código Aberto · Review
Colaboração: Diego Boot
Data de Publicação: 10 de novembro de 2016
O Yandex Browser é o navegador desenvolvido pela empresa russa Yandex, que é responsável pelo maior buscador do país, além de serviços de e-mail, armazenamento, tradutor, entre outros. O browser é free e multiplataforma disponível para dektops para as plataformas Linux, Windows e Mac. Ele está disponível também para plataformas mobile iOS e Android. Ainda na fase beta o navegador possui um visual moderno e ao mesmo tempo feio, ele é baseado no código aberto Chromium do Google, por isso é compatível com extensões do Google Chrome.
![]() |
Olhando pela primeira coisa notamos que ao utilizarmos o Yandex Browser tem uma aparência semelhante a do navegador Opera com algumas singularidades, a proximidade com o trabalho feito pela Opera Software não para por aí, já que vários recursos do navegador da Yandex são de uma parceria da empresa russa com a Opera Software.
Dentre os recursos do fruto dessa parceria, o browser traz o Modo Turbo, que compacta páginas e vídeos para melhorar o desempenho em redes de baixa velocidade. O recurso é nativo no Yandex Browser podendo permanecer como automático ou desativado de modo permanente. Outro ponto interessante é a loja de extensões, que apesar de ser baseada no código fonte do projeto Chromium o Yandex Browser não utiliza a Chrome Web Store, mas a Opera Store. Não demonstrei no review, mas a Chrome Web Store funciona perfeitamente e é possível instalar as extensões facilmente.
![]() |
Os russos têm se preocupado bastante com a privacidade de dados transferidos na internet e o navegador da Yandex é mais uma prova disso. Com uma proteção nativa contra rastreadores de tráfego e um modo de incógnita que pode ser ativado a qualquer momento, ele se torna uma alternativa interessante para quem quer garantir anonimato na web . por Paulo Alves do TechTudo.
Apesar da bela citação do Paulo, não indícios de que o navegador seja uma opção considerável para quem quer manter sua privacidade na web, não cheguei a fazer uma busca profunda no código-fonte
do navegador, mas pense nisso, o browser por default já vem com sugestões de extensões no seu gerenciador que parecem já estar instaladas, mas em modo de inativo como a extensão do Evernote Web Clip, além disso ele mantém diversos cookies duvidosos por padrão os mesmos podem ser excluídos, fora os cookies de modo padrão o motor de buscar da empresa que vem ativado por padrão não pode ser excluído e apesar de selecionar o Google outro buscador que invade sua privacidade o motor de buscas ainda parece estar funcionando.
![]() |
A empresa russa não trouxe muitas novidades para o seu navegador, mas fica um destaque para a barra de endereços, quando clicamos dentro da barra uma nova janela abaixo dela é exibida onde os sites mais acessados são exibidos, junto com a possibilidade de gerenciar diretamente desta os downloads, extensões e outros dispositivos que utilizem sua conta Yandex semelhante ao Firefox Sync, ainda na barra encontramos um botão para compartilhamentos, também é exibido um botão de salvar pata links e imagens.
![]() |
O gerenciador de extensões é divido por categorias com uma lista que parecem bloatwares, um tanto bagunçado ao meu ver. As extensões instaladas ficam categorizadas como sincronização, ferramentas, compras, segurança e assim por diante. Diversas extensões já são nativas no navegador, mas é difícil dizer ao certo se são apenas sugestão ou se de fato são blotwares desativadas por padrão, porém fica por conta do usuário ativar/instalar ou não.
Segundo o post da equipe Linux Centro o Yandex Browser teve um ótimo gerenciamento de memória RAM [250MB] com quatro guias abertas Linux Centro, Facebook, Google+ e UsersCloud . Eu infelizmente não tive a curiosidade de verificar a fundo o gerenciamento de processos do navegador, porém ele as mesmas falhas conhecidas do Chrome, de quem herda o código-fonte.
Conclusão
O browser parece ser bom a primeira vista, mas depois de dar uma boa olhada vemos que ele é um mistura de Chrome, Opera, um pouco mais feio mas com uma interface bem limpa. Ele também lembra um pouco o Vivaldi Browser com a opção de colocar as guias na parte inferior. Apesar da empresa russa dizer que se importa com a provacidade dos usuários não existem muitas informações relacionadas a isso. Assim como O Google, encontrei apenas um post da Kaspersky Lab que passa a proteger nova loja de aplicativos Yandex.Store de 2012 da Kaspersky Lab referindo-se somente a Yandex Store. Pra finalizar o browser deixa a desejar em muitos pontos, e não traz nenhuma novidade interessante, mas pode ser usado como uma segunda opção para o seu desktop.
Review Completo
⌚ 00'16" Instalação via terminal Install via terminal
⌚ 02'42" Download pacotes deb/rpm
⌚ 03'25" Speed Dial +
⌚ 08'33" Configurações System configuration
⌚ 15'35" Extensões Extensions
⌚ 18'32" Interface e recursos Interface and resources
Como Instalar o Yandex Browser no Ubuntu e Derivados
Abra um terminal no Unity use as teclas CTRL + ALT +
Adicione o repositório
echo "deb [arch=amd64] http://repo.yandex.ru/yandex-browser/deb beta main" | sudo tee -a /etc/apt/sources.list.d/yandex-browser.list
Instale a chave do repositório com o comando abaixo
wget -q https://repo.yandex.ru/yandex-browser/YANDEX-BROWSER-KEY.GPG -O- | sudo apt-key add -
Atualize o gerenciador de pacotes com o comando
sudo apt-get update
Agora use o comando abaixo para instalar o programa
sudo apt install yandex-browser-beta
Para desinstalar o Yandex Browser
sudo apt-get remove yandex-browser-beta
Consulte o Gist yandex_browser.py se precisar.
✍ Inscreva-se Subscribe
📄 comente 👍 curta 🔄 compartilhe!
📄 comment 👍 enjoy 🔄 share this!