Diminuindo tamanho do INBOX do Thunderbird
Colaboração: Mateus da Silva Teixeira
Data de Publicação: 23 de Março de 2007
Eu uso, como cliente de e-mails, o Mozilla Thunderbird e tenho feito copias do INBOX (ou Caixa de Entrada) de uma máquina para outra. Conforme estas cópias foram sendo feitas, notei que, mesmo apagando as mensagens indesejadas, o INBOX continuava inflando em tamanho. Até que chegou ao ponto do INBOX conter menos de 10 mensagens e o arquivo Inbox ter mais de 200 Mb de tamanho!
Assim, fui pesquisar nos documentos do Thunderbird o porquê disto e como evitar.
O porquê:
Infelizmente (ou felizmente), o Thunderbird não apaga fisicamente uma mensagem de uma determinada pasta, como o Inbox, mesmo se limparmos a Lixeira. Ele simplesmente as marca como deletedas, mantendo-as no arquivo associado à pasta de mensagens. Por causa deste comportamento, mesmo tendo-se um Inbox praticamente vazio, este pode atingir grandes tamanhos e comprometer o funcionamento do próprio Thunderbird.
Como evitar:
Geralmente, os usuários não tomam conhecimento deste comportamento e muito menos como evitá-lo. O Thunderbird fornece uma opção no menu Arquivo que elimina as mensagens já deletadas mas que continuam a encher o Inbox. Esta opção chama-se 'Condensar Pastas'. Esta opção condensa todas as pastas existentes. Para condensar somente uma determinada pasta, clique com o botão direito do mouse no nome da pasta, você verá a mesma opção. Utilizando esta opção em uma determinada pasta fará com que as mensagens anteriormente deletadas sejam fisicamente removidas do arquivo de mensagens.
Faça um teste:
Veja o tamanho do seu arquivo Inbox, que fica, geralmente, em
$HOME/.thunderbird/<seu_perfil>/Mail/<seu_servidor>/
Após ver o tamanho do arquivo Inbox, clique com o botão direito do mouse sobre
a pasta Inbox (pasta Entrada, na versão em português do Thunderbird) e escolha
'Condensar esta pasta'. Agora, verifique novamente o tamanho do seu arquivo
Inbox. Se você nunca utilizou esta opção, a diferença será muito grande.
Mas há um porém:
Mas há um lado bom neste comportamento do Thunderbird. Imagine aquela mensagem que você apagou da sua caixa de entrada e depois esvaziou a lixeira. Somente após isso você se deu conta que era importante! Nem tudo está perdido, se você não condensou as suas pastas! Existem meios pelos quais é possível resgatar alguma mensagem importante que não está mais disponível no thunderbird. Para saber mais a respeito, veja o link http://kb.mozillazine.org/Undelete_a_message