Free Software, Big Business?
Colaboração: Luis Dosso
Data de Publicação: 06 de Dezembro de 2002
Em http://www.dbresearch.de/PROD/999/PROD0000000000047931.pdf, encontra-se o relatório "Free Software, Big Business?" escrito recentemente pelo Deutsche Bank Research (http://www.dbresearch.de/, o núcleo de inteligência do Deustch Bank). Este artigo analisa a adoção do Linux e de outros produtos Open Source em instuições financeiras e chega às seguintes conclusões:
- O Linux atingiu um nível de qualidade igual ou superior os produtos fornecidos pela Microsoft, Sun e por outros fornecedores.
- Além do Linux, existem muitos outros produtos baseados em Software Livre sendo intensamente utilizados em ambientes comerciais.
- Com a necessidade de racionalização de custos nas empresas, o interesse pelo Software Livre está crescendo rapidamente. Este crescimento acontece devido à comprovada contribuição do Software Livre para a redução de custos e para o aumento da segurança e da estabilidade dos sistemas.
- O uso do Software Livre pode significar um alto potencial de otimização dentro das organizações financeiras (no caso do Deustch Bank).
- A competência em Software Livre pode se tornar um importante fator para a avaliação de empresas e para a tomada de decisões de investimento.