Razor-qt, um ambiente de trabalho leve
Colaboração: Bruno Buys
Data de Publicação: 18 de abril de 2012
Por sugestão do Filipe Saraiva (@filipesaraiva) estou testando o Razor-qt, um ambiente de trabalho leve, que exige poucos recursos do meu netbookzinho. Estava difícil de trabalhar com o KDE pleno, ou com o Gnome, embora eu continue usando programas qt e gtk, como o konqueror e o gimp. A mudança para o razor, por si só já rendeu uma melhoria no desempenho.
O razor, como diz o nome, usa a qt, a mesma biblioteca do mamute KDE. É uma opção interessante se você precisar - como eu precisei - reduzir o consumo de recursos do seu computador, mas ainda assim, quiser se manter próximo ao KDE.
Para o Debian wheezy (a versão ainda em teste) não existem pacotes prontos. Segui a dica desse blog e instalei os pacotes para Ubuntu Lucid, que instalam sem erros, e, até onde eu pude testar, também não erram durante a execução (não incluídos aqui eventuais bugs e funcionalidades ainda não implementadas, lembrando que é um software ainda em começo de vida). Note que o post do blog menciona debian squeeze. Eu instalei no wheezy, sem problemas. O endereço para pegar os pacotes para i386 é:
https://launchpad.net/~razor-qt/+archive/ppa/+build/3021516
(você vai baixar algo como 6 ou 7MB de pacotes :) )
Depois de baixá-los, instale com
dpkg -i *.deb
O razor é leve, rápido e tem um visual simplão, limpo, lembrando um pouco o espírito do kde série 3.x. Via utilitários gráficos de config, ele permite definir o compiz como gerenciador de janelas padrão. Então se você gosta/usa o compiz, pode contar com ele. Pelas configs do compiz também dá para definir atalhos de teclado, então não esquentei a cabeça ao não encontrar opção para isso no próprio razor. Isso se resolve com o tempo.
Uma das coisas que não funcionou aqui na minha instalação foi modificar a imagem de fundo da área de trabalho. Segui a recomendação do protocolo "MAP" ("Menor Aborrecimento Possível") e resolvi assim:
- Descobri qual a imagem que ele usa por padrão
dpkg -L razor-data | grep \.png
me retornou/usr/share/razor/themes/green/razor-runner/close-32x32.png /usr/share/razor/themes/green/razor-runner/close-48x48.png /usr/share/razor/themes/green/just_green_curls.png /usr/share/razor/themes/green/just_green_curls_reverse.png /usr/share/razor/themes/green/mainmenu.png /usr/share/razor/themes/a-mego/drive-removable-media.png /usr/share/razor/themes/a-mego/razor-runner/close-32x32.png /usr/share/razor/themes/a-mego/razor-runner/close-48x48.png /usr/share/razor/themes/a-mego/wow5.png /usr/share/razor/themes/a-mego/mainmenu-grey.png /usr/share/razor/themes/light/razor-runner/close-32x32.png /usr/share/razor/themes/light/razor-runner/close-48x48.png /usr/share/razor/themes/light/simple_blue_widescreen.png /usr/share/razor/themes/light/mainmenu.png /usr/share/razor/graphics/rqt.png /usr/share/razor/graphics/razor_logo_doxygen.png /usr/share/razor/graphics/razor_logo.png
Veja só, tem lá o arquivo/usr/share/razor/themes/light/simple_blue_widescreen.png
Tem cara de ser ele, não? - Abri o arquivo
display /usr/share/razor/themes/light/simple_blue_widescreen.png
(o "display" é parte do pacote imagemagick) E, sim, é ele. - Como root, fiz, primeiro, um backup do arquivo:
mv /usr/share/razor/themes/light/simple_blue_widescreen.png /usr/share/razor/themes/light/simple_blue_widescreen.png.bak
- Com meu usuário comum, criei a imagem png de fundo que eu queria, a partir de um
original jpg:
convert /home/bruno/bin/fundo.jpg /home/bruno/bin/fundo-razor.png
(o convert também é do imagrmagick) - Como root, vinculei o arquivo padrão do razor a um arquivo em meu diretório
~/bin
pessoal do meu usuário comum:ln -s /home/bruno/bin/fundo-razor.png /usr/share/razor/themes/light/simple_blue_widescreen.png
Pronto. Agora quando eu quiser mudar a imagem de fundo, é só salvar a nova
imagem como /home/bruno/bin/fundo-razor.png
e dar um logoff/logon, que o razor
carrega a imagem nova.
E é isso. Feliz hacking!